Pensando o Império e sua continuidade no tempo presente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5380/his.v72i2.95809

Mots-clés :

Império - raça - colonialismo

Résumé

Resenha de: ANDREWS, Kehinde. A nova era do império. Como o racismo e o colonialismo ainda dominam o mundo. Tradução Cecília Rosas. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

 

            O livro de Kehinde Andrews, “A nova era do império: Como o racismo e o colonialismo ainda dominam o mundo”, publicado inicialmente em 2021, traz em seus oito capítulos uma releitura de fenômenos do passado diante de uma conversa construída com as demandas do próprio tempo presente, pensando em temas como racismo, economia e formas de expressões imperiais sobreviventes na organização mundial, ainda marcada por antigas estruturas de dominação. Para discorrer sobre o argumento central, torna-se importante a conexão com as demandas atuais, pautadas por expressividades civis e movimentos políticos que buscam cobrar e, como o próprio autor propõe, refletir sobre as continuidades dos ideais coloniais, que permanecem ativos, atingindo milhares de centenas de pessoas.

Biographie de l'auteur-e

Núbia Aguilar Moreno, Universidade de São Paulo (USP)

Professora substituta de História da África na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em História Social na Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publié-e

2025-05-29

Comment citer

Moreno, N. A. (2025). Pensando o Império e sua continuidade no tempo presente. História: Questões & Debates, 72(2). https://doi.org/10.5380/his.v72i2.95809