JUVENTUDE, ULTRAMONTANISMO E EDUCAÇÃO CATÓLICA
DOI :
https://doi.org/10.5380/his.v43i0.7864Mots-clés :
ultramontanismo, juventude e educação católica, ultramontanism, youth and Catholic educationRésumé
A partir da época moderna a Igreja católica irá apostar na juventude como a camada social capaz de viabilizar o projeto reformista e, desse modo, a educação constituirá um mecanismo eficiente para frear os avanços da modernidade. Atenta às transformações ocasionadas pelo contexto de consolidação do Estado Moderno, a Igreja católica procurará acompanhar o processo de mudanças bastante visíveis ocorridos no espaço cultural e social e cujos reflexos terão desdobramentos na
estrutura escolar, nas práticas de sociabilidade e, sobretudo, no papel ocupado pelo jovem na sociedade moderna. Sendo assim, esse artigo procura refletir sobre a política implementada pela Igreja católica ultramontana na construção de um discurso em que o jovem aparece como o depositário das esperanças de sedimentação de valores e costumes, elegendo-o como um dos elementos capazes de evitar as mudanças e manter a tradição.
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