JUVENTUDE, ULTRAMONTANISMO E EDUCAÇÃO CATÓLICA

Auteurs-es

  • Roseli Boschilia

DOI :

https://doi.org/10.5380/his.v43i0.7864

Mots-clés :

ultramontanismo, juventude e educação católica, ultramontanism, youth and Catholic education

Résumé

A partir da época moderna a Igreja católica irá apostar na juventude como a camada social capaz de viabilizar o projeto reformista e, desse modo, a educação constituirá um mecanismo eficiente para frear os avanços da modernidade. Atenta às transformações ocasionadas pelo contexto de consolidação do Estado Moderno, a Igreja católica procurará acompanhar o processo de mudanças bastante visíveis ocorridos no espaço cultural e social e cujos reflexos terão desdobramentos na
estrutura escolar, nas práticas de sociabilidade e, sobretudo, no papel ocupado pelo jovem na sociedade moderna. Sendo assim, esse artigo procura refletir sobre a política implementada pela Igreja católica ultramontana na construção de um discurso em que o jovem aparece como o depositário das esperanças de sedimentação de valores e costumes, elegendo-o como um dos elementos capazes de evitar as mudanças e manter a tradição.

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Comment citer

Boschilia, R. (2005). JUVENTUDE, ULTRAMONTANISMO E EDUCAÇÃO CATÓLICA. História: Questões & Debates, 43(2). https://doi.org/10.5380/his.v43i0.7864

Numéro

Rubrique

Dossiê: Religião e sociedade: o espaço do sagrado no século XXI