Saber Histórico e Desenvolvimento das Competências de Leitura e Escrita no Currículo Oficial do Estado de São Paulo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5380/his.v68i1.61315

Mots-clés :

Saber Histórico, Leitura, Escrita, Currículo

Résumé

O saber histórico de sala de aula pode se tornar uma importante ferramenta para a formação cidadã dos alunos na medida que relaciona os problemas, os desafios, as demandas e a participação dos diversos atores sociais no cenário sócio-político contemporâneo às identidades, negociações, lutas e conquistas dos vários segmentos sociais que contribuíram no passado para a formação da sociedade nacional. Isso demanda práticas pedagógicas que superem o ensino tradicional da disciplina de História baseado na transmissão de conteúdos prontos e acabados e na memorização de datas, fatos e personagens, tornando-se os alunos em sujeitos ativos do processo de ensino e aprendizagem, capazes de refletirem criticamente sobre os conteúdos abordados em sala e os relacionar com a realidade vivida por eles. A base dessa reflexão é a capacidade argumentativa, que depende fundamentalmente do estímulo ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita. O objetivo deste artigo é analisar como o Currículo Oficial do Estado de São Paulo articula a aquisição destas competências com o aprendizado dos conteúdos trabalhados pela História a partir do 6º ano do ensino fundamental.

Biographie de l'auteur-e

Jorge Eschriqui Vieira Pinto, Pesquisador/Autor - Pós-Graduação - Faculdade UnyLeya

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Publié-e

2019-12-22

Comment citer

Eschriqui Vieira Pinto, J. (2019). Saber Histórico e Desenvolvimento das Competências de Leitura e Escrita no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. História: Questões & Debates, 68(1), 298–336. https://doi.org/10.5380/his.v68i1.61315