ENTRE A CARIDADE E A ASSISTÊNCIA: A CRIAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL DA CARIDADE EM VIANA DO CASTELO (SÉCULOS XVIII-XIX)

Auteurs-es

  • Alexandra Esteves Universidade Católica Portuguesa

DOI :

https://doi.org/10.5380/his.v65i1.53886

Mots-clés :

asilo, velhice, hospital, assistência, Viana do Castelo

Résumé

O trabalho que nos propomos apresentar resulta da investigação que realizámos sobre o Hospital da Caridade de Viana do Castelo, cidade do norte de Portugal. Trata-se de uma instituição vocacionada para prestar assistência aos idosos que, sendo pobres, já não tinham capacidade física nem anímica para esmolar e, desse modo, angariar o seu sustento. A sua criação está estreitamente associada à iniciativa de um “brasileiro” e à sua preocupação com a condição dos entrevados. Tendo como base a documentação existente sobre a matéria, o nosso artigo, além de referências à temática da velhice, matéria que tem merecido pouca atenção por parte da historiografia portuguesa, ocupar-se-á da fundação e dos primeiros anos do funcionamento do Hospital da Caridade, bem como dos seus beneficiários.

Biographie de l'auteur-e

Alexandra Esteves, Universidade Católica Portuguesa

Doutora

Téléchargements

Publié-e

2017-07-12

Comment citer

Esteves, A. (2017). ENTRE A CARIDADE E A ASSISTÊNCIA: A CRIAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL DA CARIDADE EM VIANA DO CASTELO (SÉCULOS XVIII-XIX). História: Questões & Debates, 65(1), 55–74. https://doi.org/10.5380/his.v65i1.53886

Numéro

Rubrique

Dossiê: História da Assistência