“CONGRESSO EVANGÉLICO DOMINADO POR VERMELHOS”: A CONFERÊNCIA DO NORDESTE PELAS LENTES DO MOVIMENTO PRESBITERIANO FUNDAMENTALISTA (1962)

Autores/as

Palabras clave:

Igreja Presbiteriana do Brasil, Israel Furtado Gueiros, Progressistas, Conferência do Nordeste

Resumen

O artigo tem o objetivo de analisar a Conferência do Nordeste, realizada em 1962, na cidade do Recife, a partir das narrativas das lideranças do Movimento Fundamentalista Presbiteriano, que se manifestavam contrárias às proposições do evento. Neste sentido, valendo-nos das contribuições da História Cultural, buscamos compreender como os eclesiásticos construíram uma representação social em torno do congresso, que havia sido estruturado por intelectuais progressistas dos mais diversos ramos dos protestantismos. As fontes utilizadas partiram da imprensa de Pernambuco, com destaque para o Diario de Pernambuco, Última Hora e o jornal da Igreja Presbiteriana Fundamentalista do Brasil, A Defesa. As análises destacaram como foram elaborados os discursos acerca da Conferência do Nordeste e como as ideias anticomunistas foram utilizadas pelos opositores com o propósito de deslegitimar a convenção, em conjuntura política de efervescência em torno das Reformas de Base.  

Biografía del autor/a

Carlos André Silva de Moura, Universidade de Pernambuco (UPE), Pernambuco

Professor Associado / Livre-docente da Universidade de Pernambuco. Docente da graduação e pós-graduação em História da Universidade de Pernambuco. Pós-doutor e doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio como professor visitante na Universidade de Lisboa, mestre e graduado em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Saymmon Ferreira dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco

Doutorando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em História pela UFRPE. Graduado em História Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Silva de Moura, C. A., & Ferreira dos Santos, S. (2024). “CONGRESSO EVANGÉLICO DOMINADO POR VERMELHOS”: A CONFERÊNCIA DO NORDESTE PELAS LENTES DO MOVIMENTO PRESBITERIANO FUNDAMENTALISTA (1962). História: Questões & Debates, 72(1). Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/92471

Número

Sección

Dossiê: Diversidade religiosa entre expressões e assimetrias