Personagens da rede: indivíduos, posições sociais e identidades construídas por meio do Turnen no Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Alice Beatriz Assmann Universidade do Estado do Minhas Gerais (UEMG)
  • Ester Liberato Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v68i2.72571

Palabras clave:

História, Ginástica, Figurações.

Resumen

Este estudo histórico cultural aborda as figurações e redes de interdependência do movimento Turnen (ginástica), notadamente, em clubes e escolas teuto-brasileiras no estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Como prática cultural marcadamente germânica, o Turnen se desenvolveu em localidades do RS habitadas por imigrantes alemães e seus descendentes. Nesta direção, o objetivo deste artigo foi apreender as relações de indivíduos singulares e grupos estratégicos que ocuparam a rede diretiva de uma figuração do Turnen no Rio Grande do Sul, entre as décadas de 1870 e 1920. Afora a revisão bibliográfica, foram coletados e analisados indícios em documentos impressos, utilizando como base teórica para a escrita dessa narrativa histórica, os preceitos da História Cultural e categorias da análise figuracional desenvolvidas pelo sociólogo Norbert Elias, especificamente, de figuração, redes de interdependência e equilíbrio de tensões. Por meio da interpretação dos indícios, evidenciaram-se grupos que ocuparam posições centrais, bem como, unidades de indivíduos que ocuparam posições estratégicas dentro do grupo de pertencimento. Estes eram, frequentemente, homens teuto-brasileiros, compondo um universo masculino, que se pretendia como tal. O movimento Turnen, assim, era estruturado por meio do associativismo, em um modelo hierárquico de funções, no qual cada indivíduo pertencia a redes de interdependências, mas em constante dinâmica e oscilação. Portanto, nessa figuração, indivíduos assumiram determinados papéis sociais, a fim de manter o equilíbrio das tensões necessárias à manutenção do status quo desejado.

Biografía del autor/a

Alice Beatriz Assmann, Universidade do Estado do Minhas Gerais (UEMG)

Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/Unimontes). Professora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Coordenadora do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF) do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer (LUDENS).

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2020-08-23

Cómo citar

Assmann, A. B., Pereira, E. L., & Mazo, J. Z. (2020). Personagens da rede: indivíduos, posições sociais e identidades construídas por meio do Turnen no Rio Grande do Sul. História: Questões & Debates, 68(2), 160–182. https://doi.org/10.5380/his.v68i2.72571

Número

Sección

Dossiê: História do Esporte