O LUGAR DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília-SP.
  • Katia de Moura Graça Paixão Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília - SP
  • Glacielma de Fátima da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília - SP
  • Ângelo Ântonio Puzipe Papim Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília - SP

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v66i2.51872

Palabras clave:

Ensino de História, Estudantes com Deficiência Intelectual, Produção científica.

Resumen

O artigo busca levantar e analisar a produção cientifica sobre o ensino de História para os Estudantes com Deficiência Intelectual (EDI) no Ensino Fundamental II, focando as dissertações e teses produzidas sobre esta temática no Brasil. Delimitamos o período de 2005 a 2016 para a pesquisa na base de dados da CAPES. Como resultado, encontramos apenas dois (2) trabalhos que consideraram as possibilidades de ensino e aprendizado de história para os EDI. A escassez de pesquisas na área aponta o reflexo de uma política educacional que apesar do movimento de inclusão, não favorece o ensino e aprendizado do EDI, apenas se garante a matrícula escolar.

Biografía del autor/a

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília-SP.

Profª Livre-docente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências "Júlio de Mesquita Filho" no qual é docente nos cursos de Pedagogia e Fisioterapia e no Programa de Pós-graduação em Educação e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS).

 

Katia de Moura Graça Paixão, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília - SP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília-SP, Pedagoga da área de Educação Especial - UFSC e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS).

Glacielma de Fátima da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília - SP

Mestre em Educação da Unesp-Marília, Licenciada em História, Diretora de Escola e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS).

Ângelo Ântonio Puzipe Papim, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília - SP

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP- Marília, Psicólogo Clínico e Pedagogo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS).

Publicado

2018-08-02

Cómo citar

Oliveira, A. A. S. de, Paixão, K. de M. G., Silva, G. de F. da, & Papim, Ângelo Ântonio P. (2018). O LUGAR DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA. História: Questões & Debates, 66(2), 225–247. https://doi.org/10.5380/his.v66i2.51872