IGREJA E POVO: CATÓLICOS? OS OLHARES DO PADRE JÚLIO MARIA E DE DOM SEBASTIÃO LEME DA SILVEIRA CINTRA SOBRE A CATOLICIDADE DO BRASILEIRO NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O XX
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v55i2.26529Palabras clave:
Igreja Católica, clero, povo católico,Resumen
Padre Júlio Maria de Morais Carneiro e Dom Sebastião Leme da Silveira Cintra, em 1898 e 1916, respectivamente, publicaram seus textos nos quais expressavam sua visão de Igreja e dos católicos no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Para o olhar clerical, ao iniciar sua trajetória livre da tutela do Estado, a Igreja encontrava-se em condições organizacionais bastante precárias. A instituição estava desestruturada, o clero pouco afeito às suas funções e os católicos sem compromissos com sua religião e com seus ensinamentos. Ao fazer o diagnóstico dos males que afetavam a sociedade e a Igreja, ambos apontavam remédios e soluções para adequar a catolicidade aos parâmetros exigidos pela implantação das reformas romanizadoras adotadas desde a segunda metade do século XIX e pela contundência dos problemas que afetavam as sociedades mundial e brasileira.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
