Resenha de CORBIN, Alain. História do silêncio: do Renascimento aos nossos dias; tradução de Clinio de Oliveira Amaral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

Authors

  • Tiago da Costa Guterres Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Keywords:

História do Silêncio. Alain Corbain. História das Sensibilidades.

Abstract

Uma História do silêncio? Qual motivo? O historiador das sensibilidades Alain Corbin, baseado em fontes literárias diversas, propõe uma reflexão sobre o mundo em que vivemos hoje, tomado por barulhos, e sobre a busca pelo silêncio, o que pressupõe atitudes diante da natureza, de si mesmo e dos outros.

Author Biography

Tiago da Costa Guterres, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor Adjunto de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Curso de Licenciaturas em Ciências Humanas, Campus Pinheiro. Pós-doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa Pós-Doutorado Júnior (PDJ) da CNPq. Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período de doutorado sanduíche pela Université de Toulouse II Jean Jaurès (França), com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Áreas de interesse em pesquisa: História Antiga, Historiografia e Teoria da História.

Published

2024-12-20

How to Cite

Guterres, T. da C. (2024). Resenha de CORBIN, Alain. História do silêncio: do Renascimento aos nossos dias; tradução de Clinio de Oliveira Amaral. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021. História: Questões E Debates, 72(1). Retrieved from https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/91839