ARQUEOLOGIA E VALORIZAÇÃO DA ILHA SAINT-BARNABÉ (RIMOUSKI, QUÉBEC): DA MATERIALIZAÇÃO DE UM MITO À PERFORMANCE ARQUEOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v66i2.60812Palavras-chave:
arqueologia publica, ensino da arqueologia, valorização, performance arqueológicaResumo
Este artigo estuda a evolução dos objetivos, das expectativas e dos interesses dos diferentes atores de uma experiência de intervenção arqueológica de longo prazo realizada no contexto universitário. A intervenção conciliava pesquisa, ensino e valorização, buscando equilibrar estas três dimensões que alimentavam reciprocamente. Este equilíbrio permitiu responder aos interesses de cada um dos atores: os da universidade, dos professores-pesquisadores e dos estudantes, os da municipalidade e do seu órgão de promoção turística, e os do publico em geral. Ao longo do tempo, o ensino assumiu uma importância cada vez maior e a valorização progressivamente assumiu a forma de uma performance arqueológica. Os autores questionam-se sobre a viabilidade à longo prazo deste tipo de valorização.
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