“Comportamentos Antissociais na Infância e Juventude em Portugal (décadas de 70 a 90 do século XX): incursões exploratórias”

Authors

  • Helder Henriques Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
  • Carla Vilhena Universidade do Algarve, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v62i1.35886

Keywords:

Educaç~, Infância e Juventude, Delinquência, História, Risco

Abstract

Este texto tem como objeto de análise discursos sobre as crianças e os jovens delinquentes que circularam em Portugal, no período compreendido entre as décadas de 70 e 90 do século XX. Do ponto de vista empírico, tomamos como referência a legislação produzida sobre esta temática, assim como o estudo da revista “Infância e Juventude”, propriedade da Federação Nacional das Instituições de Proteção à Infância, no arco temporal previsto. Começaremos por apresentar o quadro histórico de evolução do sistema de justiça de menores em Portugal ao longo de novecentos, para depois analisarmos o processo de construção social da categoria criança e jovem delinquente, fazendo particular referências quer àquelas que eram consideradas as causas deste problema, quer às soluções propostas.

 

Published

2015-11-30

How to Cite

Henriques, H., & Vilhena, C. (2015). “Comportamentos Antissociais na Infância e Juventude em Portugal (décadas de 70 a 90 do século XX): incursões exploratórias”. História: Questões E Debates, 62(1). https://doi.org/10.5380/his.v62i1.35886

Issue

Section

Artigos