Cultura Escolar e Ensino de História: Concepções e Reflexões
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v70i1.67473Palavras-chave:
Ensino de História, Cotidiano escolar, Cultura escolar.Resumo
Neste artigo, objetiva-se analisar o conceito de cultura escolar tomando como referência o ensino de História. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se um levantamento prévio de referências como livros, artigos científicos, dissertações e teses com o propósito de identificar e coletar contribuições já produzidas por diferentes autores a respeito do objeto de investigação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativa e interpretativa. Ao analisar o ensino de História na perspectiva da cultura escolar, percebe-se que este precisa ser visto dentro de um contexto sócio-político, cultural e religioso, tendo em vista um melhor entendimento da História recorrente na escola. Os resultados da investigação também permitem afirmar que é por meio da ideia de cultura escolar que a escola exerce uma relativa autonomia em seu fazer didático-pedagógico prático.
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