Cultura Escolar e Ensino de História: Concepções e Reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/his.v70i1.67473

Palavras-chave:

Ensino de História, Cotidiano escolar, Cultura escolar.

Resumo

Neste artigo, objetiva-se analisar o conceito de cultura escolar tomando como referência o ensino de História. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se um levantamento prévio de referências como livros, artigos científicos, dissertações e teses com o propósito de identificar e coletar contribuições já produzidas por diferentes autores a respeito do objeto de investigação. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativa e interpretativa. Ao analisar o ensino de História na perspectiva da cultura escolar, percebe-se que este precisa ser visto dentro de um contexto sócio-político, cultural e religioso, tendo em vista um melhor entendimento da História recorrente na escola. Os resultados da investigação também permitem afirmar que é por meio da ideia de cultura escolar que a escola exerce uma relativa autonomia em seu fazer didático-pedagógico prático.

Biografia do Autor

Ronair Justino de Faria, Secretaria de Educação do Estado do Pará – SEDUC-PA

É mestre em Ensino de História e graduado em História pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Possui especialização lato sensu em Projetos Educacionais com ênfase em História, pela Faculdade de Selvíria - MS. Atualmente é Professor da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará – SEDUC-PA.

Vasni de Almeida, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre e doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Franca e Unesp/Assis, respectivamente. É professor do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus de Porto Nacional e, desde 2018, assumiu a Coordenação do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional, em História das Populações Amazônicas - PPHispam. É membro da Associação Brasileira de História das Religiões. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Protestantismo, História da Educação e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação, metodismo, educação protestante e sociedade e práticas de ensino de História.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado em Letras - Licenciatura plena em Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Estágio pós-doutoral (em curso) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/IBILCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, CA LL (Processo 164941/2020-7). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins e atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música - Campus de Tocantinópolis e no Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Campus de Araguaína. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec/UFT/CNPq, desde 2015) e membro do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital (UNESP/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramento, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). Desde 2011 é membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e de 2020 da Red de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

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Publicado

2022-02-28

Como Citar

Faria, R. J. de, Almeida, V. de, & Silva, C. da. (2022). Cultura Escolar e Ensino de História: Concepções e Reflexões. História: Questões & Debates, 70(1), 331–356. https://doi.org/10.5380/his.v70i1.67473

Edição

Seção

Artigos