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TRABALHANDO COM CINEJORNAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

José Inacio de Melo Souza

Resumo



O Cine Jornal Brasileiro, cinejornal oficial do Estado Novo, foi uma
das formas de propaganda do regime ditatorial instituído em 1937. A
sua produção foi feita, primeiro, pelo Departamento Nacional de
Propaganda DNP e, depois, pelo Departamento de Imprensa e
Propaganda DIP. Cinejornais são materiais fílmicos com larga
circulação no país e de produção constante desde a segunda década do
século XX até 1980, quando o gênero se esgotou. Os historiadores
pouco têm explorado este tipo de documento visual, cuja leitura é tão
complexa quanto a dos filmes de ficção. Tomando-se o Cine Jornal
Brasileiro como estudo de caso, foram selecionados quatro tópicos
para análise: a divisão do poder entre o ditador Getúlio Vargas e as
Forças Armadas; a representação das classes sociais; os inimigos internos
do regime (comunismo e nazi-fascismo) e externo (a luta contra o
nazi-fascismo durante a II Guerra Mundial) e, por fim, a idealização de
um tipo de nação empreendida pelas imagens.

Working with newsreels: reporting an experience

Abstract


The Cine Jornal Brasileiro (Brazilian Newsreels), official newsreel
of the Estado Novo (New State), was one among several forms of
propaganda produced by the dictatorial regime proclaimed in 1937.
Their production was made initially by the Departamento Nacional de
Propaganda (National Department of Propaganda) soon replaced by
the Departamento de Imprensa e Propaganda (Dapartment of Press
and Propaganda). Newsreels are filmic materials with a large circulation
in the country, in permanent production from the second decade of the century till 1980 when the genre collapsed. This kind of historic
document has been less explored than the necessary by the historians,
their analysis being as complex asnarrative films. In this case study
four topics were chosen four topics for analysis: the power division
between the dictator Getúlio Vargas and the Armed Forces; the
representation of the social classes; the internal enemies (communism
and fascism) and external (the struggle against nazism during the II
WW) and, at least, an idealized type of Nation through the images.


Palavras-chave


cinejornal; cinema brasileiro; cinema e história; brazilian newsreels; brazilian cinema.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/his.v38i0.2714