TRABALHANDO COM CINEJORNAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/his.v38i0.2714Palabras clave:
cinejornal, cinema brasileiro, cinema e história, brazilian newsreels, brazilian cinema.Resumen
O Cine Jornal Brasileiro, cinejornal oficial do Estado Novo, foi uma das formas de propaganda do regime ditatorial instituído em 1937. A sua produção foi feita, primeiro, pelo Departamento Nacional de Propaganda DNP e, depois, pelo Departamento de Imprensa e Propaganda DIP. Cinejornais são materiais fílmicos com larga circulação no país e de produção constante desde a segunda década do século XX até 1980, quando o gênero se esgotou. Os historiadores pouco têm explorado este tipo de documento visual, cuja leitura é tão complexa quanto a dos filmes de ficção. Tomando-se o Cine Jornal Brasileiro como estudo de caso, foram selecionados quatro tópicos para análise: a divisão do poder entre o ditador Getúlio Vargas e as Forças Armadas; a representação das classes sociais; os inimigos internos do regime (comunismo e nazi-fascismo) e externo (a luta contra o nazi-fascismo durante a II Guerra Mundial) e, por fim, a idealização de um tipo de nação empreendida pelas imagens.
Working with newsreels: reporting an experience
Abstract
The Cine Jornal Brasileiro (Brazilian Newsreels), official newsreel of the Estado Novo (New State), was one among several forms of propaganda produced by the dictatorial regime proclaimed in 1937. Their production was made initially by the Departamento Nacional de Propaganda (National Department of Propaganda) soon replaced by the Departamento de Imprensa e Propaganda (Dapartment of Press and Propaganda). Newsreels are filmic materials with a large circulation in the country, in permanent production from the second decade of the century till 1980 when the genre collapsed. This kind of historic document has been less explored than the necessary by the historians, their analysis being as complex asnarrative films. In this case study four topics were chosen four topics for analysis: the power division between the dictator Getúlio Vargas and the Armed Forces; the representation of the social classes; the internal enemies (communism and fascism) and external (the struggle against nazism during the II WW) and, at least, an idealized type of Nation through the images.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.