TURISMO E TERRITÓRIOS LITORÂNEOS NO BRASIL: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.91846

Palavras-chave:

Território, Turismo, Revisão Sistemática de Literatura (RSL), Litoral do Brasil.

Resumo

O presente artigo comunica resultados de uma pesquisa que teve como objetivo traçar um panorama das produções científicas relacionadas às abordagens territoriais do turismo em áreas litorâneas brasileiras, entre os anos de 2008 e 2019, período que antecede a pandemia de Covid-19. O procedimento metodológico envolveu a realização de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Para a coleta, sistematização e análise dos dados, foram utilizados os softwares Start (LaPES/UFSCAR) e Microsoft Excel (2021). Do total de 277 artigos recuperados, 42 constituíram o corpus final da revisão. Os resultados obtidos revelaram que as áreas de Geografia e Turismo são as mais representativas em termos de produção de artigos científicos sobre o tema em questão. Os dois anos com destaque na produção são 2011 e 2018. Observou-se uma concentração de publicações em revistas específicas, entre as quais destacam a revista brasileira de geografia RA’EGA e a revista argentina Estudios y Perspectivas en Turismo. No âmbito regional, verificou-se atenção dos estudos revisados nas regiões Nordeste e Sul do Brasil. Essas regiões despertaram maior interesse dos pesquisadores, provavelmente devido a uma combinação entre a relevância dos seus litorais na formação territorial e dimensão do turismo nas suas zonas costeiras. A pesquisa evidencia o papel estratégico do estudo territorial do turismo em áreas litorâneas brasileiras, ao mesmo tempo em que permite conhecer aspectos sobre o perfil dessa produção científica.

Biografia do Autor

Wellyngton Fernando Leonel de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Instituto Federal do Paraná, mestrando bolsista CAPES/DS em Turismo na Universidade Federal do Paraná, integrante do Grupo de Pesquisa CNPq TTD - Turismo, Território e Desenvolvimento e do Grupo de Pesquisa CNPq TURITEC - Turismo, Tecnologia, Informação, Comunicação e Conhecimento.

Marcos Luiz Filippim, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, Paraná

Graduado em História (licenciatura) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1991), com especialização em Administração Pública e em Publicidade e Propaganda, mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2004), e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, com período Sanduíche na Universidade do Minho (Portugal). Foi docente no Programa de Pós-Graduação em Turismo (Mestrado) da Universidade Federal do Paraná (PPGTUR/UFPR) e na Universidade do Oeste de Santa Catarina, onde também exerceu a função de Coordenador dos Cursos de Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Gestão de Turismo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, sendo que atua como docente e Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Setor Litoral. Compõe o Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ intitulado "Turismo, Território e Desenvolvimento" e desenvolve pesquisas relacionadas a esta temática, especialmente em sua dimensão sociocultural.

Cinthia Maria de Sena Abrahão, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, Paraná

É docente titular da Universidade Federal do Paraná. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Pós-doutora em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2016). Desde 1993 vem trabalhando com o ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação, bem como com o ensino tecnológico em Administração, Economia, Turismo, Gestão Ambiental e Gestão Pública. É concursada como docente, dedicação exclusiva, na área Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, desde 2005. É docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná. Tem se dedicado às atividades de pesquisa e extensão relacionadas a território e desenvolvimento territorial, turismo e desenvolvimento regional e territorial, mudanças no mundo do trabalho e a precarização dos serviços. É líder do grupo de pesquisa CNPq, Turismo, Território e Desenvolvimento.

Marcelo Chemin, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Matinhos, Paraná

Bacharel em Turismo (UEPG, 2001). Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI, 2004). Doutor em Geografia (UFPR, 2011).Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR Setor Litoral). Vinculado ao Colegiado de Gestão de Turismo (Superior de Tecnologia). Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Turismo (PPGTUR) da UFPR - Mestrado acadêmico. Integrante dos Grupos de Pesquisa CNPQ: 1) Turismo, Território e Desenvolvimento e 2) TerroirTUR - Turismo, Enoturismo, Gastronomia, Patrimônio do Vinho e Desenvolvimento.

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Souza, W. F. L. de, Filippim, M. L., Abrahão, C. M. de S., & Chemin, M. (2023). TURISMO E TERRITÓRIOS LITORÂNEOS NO BRASIL: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. REVISTA GEOGRAFAR, 18(2), 375–397. https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.91846

Edição

Seção

Artigos