COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMBOLAS: ICONOGRAFIAS E CIRCULAÇÕES NA COMUNIDADE DA RESTINGA – LAPA-PR, BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v13i1.57092

Palabras clave:

Território. Identidade. Relações sociais. Comunidade quilombola

Resumen

A Constituição Federal de 1988 possibilitou às comunidades remanescentes de negros escravizados reivindicarem o direito à propriedade da terra em que vivem, garantir a preservação de suas tradições e costumes que se constituem, respectivamente, em seu território e em sua identidade étnica. Isso é feito através da sua autodeclaração como Comunidades Remanescentes Quilombolas – CRQs. Este texto traz o resultado de um estudo sobre a Comunidade Remanescente Quilombola da Restinga, localizada no Município da Lapa-PR. O objetivo foi identificar tensões em relação à manutenção da cultura, que existem nesta comunidade, usando como base os conceitos de “iconografias” e “circulações”, desenvolvidos pelo geógrafo Jean Gottmann (1915–1994). No desenvolvimento da pesquisa foi realizado um levantamento sobre as características e tradições existentes que a identificam como remanescente quilombola e quais características e tradições têm sido preservadas e difundidas no âmbito da comunidade e fora dela. Isso possibilitou identificar os conflitos entre a afirmação da identidade quilombola (iconografia) e as influências externas (circulações).

Biografía del autor/a

Adilar Antonio Cigolini, UFPR

Departamento de Geografia

Professor de Geografia Política e Geopolítica

Marcirio da Silva, Universidade Federal do Paraná

Geógrafo do Setor de Ciências Exatas da UFPR.

Publicado

2018-07-21

Cómo citar

Cigolini, A. A., & da Silva, M. (2018). COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMBOLAS: ICONOGRAFIAS E CIRCULAÇÕES NA COMUNIDADE DA RESTINGA – LAPA-PR, BRASIL. REVISTA GEOGRAFAR, 13(1), 98–118. https://doi.org/10.5380/geografar.v13i1.57092

Número

Sección

Artigos