TECENDO BRASIS, PINTANDO AFRICANIDADES
UM DIÁLOGO ENTRE A GEOGRAFIA E ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v20i1.98123Resumo
As Artes Visuais são formas de representação da realidade presente no cotidiano dos sujeitos. Por meio das expressões artísticas é possível analisar as transformações no espaço geográfico e suas contradições, ao passo que a paisagem e as formas da sociedade de se organizar e de se manifestar culturalmente é revelada. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo compreender como as Artes Visuais, em suas formas de expressões individuais e coletivas, ancorados na Geografia Cultural brasileira e afro-brasileira, podem contribuir para o ensino de conceitos e de temas da Geografia na educação básica. Trata-se de reflexões teóricas e práticas de ensino com o uso de desenhos e de pinturas em colchas de retalhos e em telas de algodão desenvolvidos em uma escola de ensino médio da rede privada na cidade de Salvador-Ba e em uma Escola de Referência em Ensino Médio na cidade de Petrolina-Pe. Os resultados revelam que por meio das abordagens artísticas no ensino de Geografia é possível desenvolver um olhar crítico e criativo sobre diversos temas e conceitos vinculados à cultura afro-brasileira e às faces do Brasil em diferentes contextos. A proposta buscou promover um olhar sobre a diversidade cultural brasileira ao mesmo tempo que desenvolve uma educação antirracista como prevê a Lei 10.639/03 ao assegurar o ensino da Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar
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