POTENCIALIDADES GEOEDUCATIVAS E GEOTURÍSTICAS DO GEOSSÍTIO PEDRA DO LETREIRO
MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM, CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v20i1.97618Resumo
Em nível global, a visitação de áreas naturais tem crescido, sobretudo pelo interesse do público geral sobre a diversidade abiótica, biótica e sociocultural dos lugares. Neste contexto, as trilhas interpretativas podem ser uma estratégia para a sensibilização ambiental dos sujeitos, à medida que associam as práticas recreativas à difusão do conhecimento científico, visando a valorização dos patrimônios naturais e culturais. Em vista disso, este artigo buscou identificar as potencialidades geoeducativas do geossítio Pedra do Letreiro, localizado no município de Quixeramobim, CE. O geossítio possui 879 gravuras rupestres esculpidas em uma rocha biotita-granada-gnaisse e integra o projeto Geoparque Sertão Monumental. A pesquisa foi realizada em quatro etapas metodológicas, a saber: revisão bibliográfica, coleta de dados secundários, levantamento de campo e produção cartográfica. Como resultado, foi proposta uma geotrilha com trajeto linear e baixo grau de dificuldade. Foram selecionados seis Pontos de Interesse da Geodiversidade para a visitação e ensino em uma perspectiva interdisciplinar. Estes locais possuem evidências de processos geológicos, geomorfológicos, fitogeográficos e arqueológicos com potencial didático. Também foram identificadas as ameaças à conservação das gravuras e do geopatrimônio. Os resultados da pesquisa poderão fomentar as estratégias para o uso sustentável dos patrimônios arqueológicos, históricos e naturais do geossítio. Com efeito, é a partir da difusão do conhecimento que os sujeitos podem adquirir consciência e modificar os seus valores e atitudes, ocasionando o exercício da cidadania.
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