OS MAPAS JORNALÍSTICOS SOBRE AS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA:

UMA NARRATIVA MIDIÁTICA SOBRE A OCUPAÇÃO POLICIAL E MILITAR DE FAVELAS NO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v19i2.96743

Palavras-chave:

Mapas jornalísticos, favela, Unidade de Polícia Pacificadora.

Resumo

O objetivo deste artigo é divulgar os resultados da pesquisa sobre o conjunto de 51 mapas publicados no jornal O Globo sobre as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) entre os anos de 2009 e 2016. As UPPs, implementadas em 2008 como uma política de segurança pública no Rio de Janeiro, foram amplamente criticadas por diversos trabalhos acadêmicos devido a casos de violência policial e interesses econômicos associados à valorização imobiliária e grandes eventos esportivos. O estudo foca na análise dos mapas e do contexto discursivo em que estão inseridos, problematizando a representação da favela pela mídia hegemônica pelo viés do crime e da violência. A pesquisa envolveu a coleta sistemática de notícias e mapas no acervo do jornal, gerando dados quantitativos que revelaram padrões na utilização dos mapas no noticiário sobre as UPPs. Na análise qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos e conceituais da cartografia crítica, buscou-se interpretar os silêncios e hierarquias visuais destes mapas a partir dos seus elementos pictóricos decorativos e símbolos cartográficos figurativos. Os resultados indicaram que o discurso de guerra associado às UPPs impulsionou a publicação de mapas nas páginas do referido jornal, indicando também uma mudança na forma de representação das favelas em mapas jornalísticos, que passaram de áreas associadas ao crime e às facções criminosas para zonas de intervenção estatal com forte presença policial. O presente trabalho produz um ponto de vista acadêmico sobre como veículos midiáticos de grande porte se apropriam de mapas para construir narrativas espaciais sobre territórios historicamente criminalizados e estigmatizados.

Biografia do Autor

Liebert Bernardo Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (2014). Possui Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é doutorando em Urbanismo no PROURB - Programa de Pós-graduação em Urbanismo (UFRJ). É pesquisador do PERIFAU - Coletivo de estudos sobre Urbanismo e Periferia, ligado ao LADU - Laboratório Direito e Urbanismo.

Publicado

12/31/2024

Como Citar

Rodrigues, L. B. (2024). OS MAPAS JORNALÍSTICOS SOBRE AS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA:: UMA NARRATIVA MIDIÁTICA SOBRE A OCUPAÇÃO POLICIAL E MILITAR DE FAVELAS NO RIO DE JANEIRO. REVISTA GEOGRAFAR, 19(2), 552–572. https://doi.org/10.5380/geografar.v19i2.96743

Edição

Seção

Artigos