URBANIZAÇÃO DESORDENADA

DANOS AMBIENTAIS E A QUALIDADE DOS HABITATS AQUÁTICOS NO IGARAPÉ UAI, SITUADO NA ZONA OESTE DE BOA VISTA/RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v20i1.94589

Palavras-chave:

PAR, Recursos hídricos, Habitats fluviais

Resumo

A urbanização desordenada em Boa Vista, Roraima, tem comprometido a saúde dos corpos hídricos, causando danos ambientais tais como contaminação; poluição; assoreamento; eutrofização, redução e aniquilamento de habitats fluviais. O Igarapé Uai é um recurso hídrico localizado na zona oeste de Boa Vista – RR, local com maior densidade populacional da cidade, nesse contexto a pesquisa buscou avaliar os danos ambientais da urbanização desordenada nesse corpo fluvial, por meio de Protocolo de Avaliação Rápida – PAR. Os PARs, são instrumentos de fácil aplicação que permitem uma avaliação ambiental de recursos hídricos, por meio de observação visual. Nesta pesquisa utilizou-se do Protocolo de Callisto et al. (2002), constituído de 14 parâmetros, com o propósito de caracterizar os trechos e avaliar a qualidade dos habitats fluviais, assim por meio deste PAR avaliou-se cinco trechos do Igarapé Uai (T1; T2; T3; T4; T5), constatando-se que três estão impactados (T1; T2; T3) e dois alterados (T4; T5). Assim considera-se que a urbanização desordenada provocou graves transtornos ambientais ao corpo hídrico estudado, como assoreamento, eutrofização, entre outros, e para mudar essa realidade é preciso trabalhar na educação ambiental, conscientizando a população da importância do meio ambiente, para todas as formas de vida, cabendo aos órgãos pertinentes delimitar políticas públicas efetivas que garantam o direito de moradia a população sem comprometer a saúde hídrica.

 

Biografia do Autor

Juliana Rosas Corrêa, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Boa Vista, Roraima.

Carlos Sander, Departamento de Geografia, Universidade Federal de Roraima (UFRR) – Boa Vista, Roraima

Doutor em Geografia, Universidade Estadual de Maringá – Maringá, Brasil

Fábio Wankler, Departamento de Geologia, Universidade Federal de Roraima (UFRR) – Boa Vista, Roraima

Doutor em Geologia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – São Leopoldo, Brasil

Downloads

Publicado

06/30/2025

Como Citar

Corrêa, J. R., Sander, C., & Wankler, F. (2025). URBANIZAÇÃO DESORDENADA: DANOS AMBIENTAIS E A QUALIDADE DOS HABITATS AQUÁTICOS NO IGARAPÉ UAI, SITUADO NA ZONA OESTE DE BOA VISTA/RR. Revista Geografar, 20(1), 69–83. https://doi.org/10.5380/geografar.v20i1.94589