SABERES E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO:
NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v19i2.94332Palavras-chave:
Biogeografia, saber-fazer docente, livro didático, interdisciplinaridadeResumo
O presente artigo é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada “Biogeografia em sala de aula: práticas e narrativas docentes”, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Neste artigo tratamos das (Geo)grafias e saberes de uma professora de Geografia colaboradora da pesquisa, mediante a interpretação e análise das narrativas que versam sobre a sua trajetória de vida-formação-profissão, com ênfase na dimensão dos saberes-fazeres em sala de aula que contempla os conceitos e temas biogeográficos. A metodologia utilizada no desenvolvimento desse estudo foi ancorada nos princípios teórico, epistemológicos da pesquisa narrativa, cuja fonte foi a entrevista narrativa, por meio de aplicação de um roteiro com ênfase na sua trajetória de formação e profissional, e no saber-fazer docente considerando o(s) modo(s) como são abordados os conteúdos e temas da Biogeografia nas aulas. Conforme sinalizado pela professora, em suas narrativas, ela se define como uma professora tradicional, que não tem muita habilidade com a tecnologia. Em sua narrativa, duas questões que sobressaem são: o hábito de recorrer às tarefas para casa após a exposição dos conteúdos e a necessidade de verificar se os seus alunos fizeram. Os modos como abordam os conceitos e temas vinculados à Biogeografia, são reverberações da sua formação docente e experiências na trajetória profissional. Assim, ao ensinar os conteúdos, cartográfica, geopolíticas contemporâneas, globalização, urbanização, ecossistemas urbanos, domínios morfoclimáticos, biomas, poluição, dentre outros, a professora alega que procura articular os conceitos e temas da Geografia com à abordagem da Biogeografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andréa dos Santos Moreira, GUSTAVO BARRETO FRANCO, JUSSARA FRAGA PORTUGAL

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista concordam com os seguintes termos:
– os autores mantêm os direitos autorais e transferem à Revista Geografar o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
– os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Geografar (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
– qualquer pessoa é livre para compartilhar (copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte ou formato) e para adaptar (remixar, transformar e criar a partir do trabalho) para qualquer fim, mesmo que comercial, devendo todavia, em qualquer caso, dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas no trabalho original, nos termos da Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR e respeitados a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e outros normativos vigentes;
- as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.