SABERES E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO:

NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v19i2.94332

Palavras-chave:

Biogeografia, saber-fazer docente, livro didático, interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa de mestrado intitulada “Biogeografia em sala de aula: práticas e narrativas docentes”, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Neste artigo tratamos das (Geo)grafias e saberes de uma professora de Geografia colaboradora da pesquisa, mediante a interpretação e análise das narrativas que versam sobre a sua trajetória de vida-formação-profissão, com ênfase na dimensão dos saberes-fazeres em sala de aula que contempla os conceitos e temas biogeográficos. A metodologia utilizada no desenvolvimento desse estudo foi ancorada nos princípios teórico, epistemológicos da pesquisa narrativa, cuja fonte foi a entrevista narrativa, por meio de aplicação de um roteiro com ênfase na sua trajetória de formação e profissional, e no saber-fazer docente considerando o(s) modo(s) como são abordados os conteúdos e temas da Biogeografia nas aulas. Conforme sinalizado pela professora, em suas narrativas, ela se define como uma professora tradicional, que não tem muita habilidade com a tecnologia. Em sua narrativa, duas questões que sobressaem são: o hábito de recorrer às tarefas para casa após a exposição dos conteúdos e a necessidade de verificar se os seus alunos fizeram. Os modos como abordam os conceitos e temas vinculados à Biogeografia, são reverberações da sua formação docente e experiências na trajetória profissional. Assim, ao ensinar os conteúdos, cartográfica, geopolíticas contemporâneas, globalização, urbanização, ecossistemas urbanos, domínios morfoclimáticos, biomas, poluição, dentre outros, a professora alega que procura articular os conceitos e temas da Geografia com à abordagem da Biogeografia.

Biografia do Autor

Andréa dos Santos Moreira, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Salvador, Brasil Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia, Feira de Santana, Brasil

Gustavo Barreto Franco, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa, Brasil Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Brasil

Jussara Fraga Portugal, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Salvador, Brasil Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, Brasil

Publicado

12/31/2024

Como Citar

dos Santos Moreira, A., Barreto Franco, G., & Fraga Portugal, J. (2024). SABERES E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO:: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS. REVISTA GEOGRAFAR, 19(2), 472–487. https://doi.org/10.5380/geografar.v19i2.94332

Edição

Seção

Artigos