APLICAÇÃO DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO RÁPIDA (PAR) E DE AVALIAÇÃO DE RIOS URBANOS (PARU) NO SEGMENTO MÉDIO DO IGARAPÉ DO MINDU, MANAUS (AM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v19i1.93998

Palavras-chave:

Protocolos, Rios, Mindu, Manaus

Resumo

Os protocolos de Avaliação Rápida (PAR) são ferramentas científicas que permitem uma avaliação eficiente da qualidade ambiental de corpos d’água. O Protocolo de Avaliação de Rios Urbanos (PARU) é uma extensão do PAR, adaptado para ambientes urbanos que considera as características específicas como: a localização em ambiente urbano, os fatores de uso do solo, presença de edificações, alterações no canal e a qualidade da água. Estes protocolos foram aplicados no médio setor da sub-bacia hidrográfica do Mindu, inserida na Bacia Hidrográfica Urbana do São Raimundo, Manaus, AM. O estudo foi organizado em quatro etapas distintas: levantamento bibliográfico e aquisição das bases cartográficas em plataformas de livre acesso; campo supervisionado em três pontos do igarapé do Mindu; tabulação dos dados e a confecção dos produtos cartográficos em softwares livres para a discussão e interpretação dos resultados. Os resultados mostraram que o canal está em boas condições, com graus de impacto moderado resultante das atividades humanas. Em termos de conservação, apenas o Parque do Mindu e o Passeio Ecológico do Mindu apresentaram o canal preservado por pertencerem a Área de Proteção Permanente e pela ação contínua dos serviços públicos. Os dados censitários demonstraram que a população residente carece de local adequado para armazenar o lixo doméstico e, a água consumida por poços na propriedade está comprometida devido o tipo de esgotamento ainda utilizado (fossa rudimentar) e a presença de lixo nos cursos d’água à montante do Parque Municipal do Mindu.

Biografia do Autor

Odemar Jose Santos do Carmo Filho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas Departamento de Geografia

Graduando em Licenciatura Plena em Geografia, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Bolsista UFAM do Programa de Iniciação Científica - PIBIC (2019/2020 e 2020/2021). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2018/2020). Atualmente integra o grupo de pesquisas em Geografia Física e Ensino do Departamento de Geografia/UFAM.

Kelyan Lago dos Anjos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas Departamento de Geografia

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas(UFAM); cursando Mestrado em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Tecnólogo em Logística pela Faculdade Estácio do Amazonas; foi bolsista de iniciação à docência pelo programa PIBID/Geografia- UFAM em 2018; foi bolsista de iniciação científica no programa PIBIC/PAIC-UFAM em 2020.

Lindalva Alves Silva Porto, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas Departamento de Geografia

cursando Mestrado em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente vinculada ao Laboratório de Geografia Humana (LAGEHU), através do programa bolsa trabalho. Com interesse nas áreas: Urbanização, organização do espaço geográfico, territorialização, identificação de áreas de risco social.

Lilian Francisca da Silva Oliveira Schüler, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas Departamento de Geografia

Mestranda e Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Ensino de Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestranda no Programa de Pós -Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua como professora de Ensino Médio pela Secretária de Educação e Desporto - SEDUC/AM.

Wellington de Paula Nascimento, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas Departamento de Geografia

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas, possuo Pós-Graduação em Geografia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Realizei a graduação em Geografia (licenciatura) na Universidade do Estado do Amazonas UEA-CEST (2018-2022). Durante dois anos consecutivos, nos ciclos (2018-2019 e 2019-2020), atuei como voluntário no projeto de Extensão com o tema "A Militância Política na Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), sessão local: Formando Lideranças Entre os Sujeitos da Geografia no Município de Tefé-AM". Fui bolsista CNPq do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC/CNPq) por dois anos seguidos, nos períodos (2020-2021 e 2021-2022). Também participei como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) durante o período de 2018-2020. Além dessas atividades, desempenhei o papel de voluntário no programa de monitoria por dois períodos letivos (2022). 

Publicado

07/31/2024

Como Citar

Carmo Filho, O. J. S. do, dos Anjos, K. L., Porto, L. A. S., Schüler, L. F. da S. O., & Nascimento, W. de P. (2024). APLICAÇÃO DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO RÁPIDA (PAR) E DE AVALIAÇÃO DE RIOS URBANOS (PARU) NO SEGMENTO MÉDIO DO IGARAPÉ DO MINDU, MANAUS (AM). REVISTA GEOGRAFAR, 19(1), 155–181. https://doi.org/10.5380/geografar.v19i1.93998

Edição

Seção

Artigos