CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOMÉTRICA DE BACIA HIDROGRÁFICA: ESTUDO DE CASO DA MICROBACIA DO AÇUDE CATOLÉ I, EM MANAÍRA - PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v19i1.92875

Palavras-chave:

Caracterização hidrológica, geoprocessamento, gestão de recursos hídricos.

Resumo

Com o uso de técnicas de geoprocessamento, este trabalho teve como objetivo caracterizar os aspectos geomorfométricos da microbacia hidrográfica do açude Catolé I, localizado no município de Manaíra – PB, no semiárido brasileiro. Para isso, foi utilizado um Modelo Digital de Superfície derivado do satélite ALOS PALSAR, com resolução espacial de 12,5 m, juntamente com a Carta Topográfica Folha Serra Talhada SB-24-Z-C-V e o sistema de informação geográfica QGIS 2.8.1, com auxílio do complemento TauDEM e do MS Excel para efetuar os cálculos dos parâmetros geomorfométricos. Ao todo, 12 indicadores geomorfométricos foram calculados. Verificou-se que a microbacia hidrográfica do açude Catolé I possui uma área total de aproximadamente 13.201,28 ha, com forma alongada, possui 227 drenos, que totalizam 172,11 km de rede de drenagem intermitente, típica do semiárido, padrão dendrítico, do tipo endorreica e de 4ª ordem, com tempo de concentração de 275,17 minutos. É considerada de rápido escoamento superficial e pouco suscetível a enchentes e inundações, em condições normais de precipitação, sendo favorável para implantação de um reservatório artificial, como se verifica. Existem variações de padrão da rede de drenagem angular e retangular isso devido à existência de fraturas geológicas. Para isso, o uso do Geoprocessamento foi eficiente para promover a delimitação e a obtenção dos dados para realizar os cálculos dos parâmetros geomorfométricos, pois permitiu a análise de uma extensa área por meio de processos automatizados e a produção de informações úteis ao planejamento e gestão da microbacia.

Biografia do Autor

Caio Sérgio Sabino Alves, IFPB Campus Princesa Isabel

Tem experiência na área de acompanhamento e locação de obras, compra de materiais de construção, fiscalização de pessoal, desenho em AutoCAD de projetos arquitetônicos executivos, orçamentos, trabalhos com GPS, etc.

Erickson Melo de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professor de Geoprocessamento no IFPB - Campus Princesa Isabel, graduado em Tecnologia em Geoprocessamento (IFPB), Mestre em Meteorologia (UFCG) e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB).

Artur Moises Gonçalves Lourenço, IFPB Campus Princesa Isabel

Sou um jovem docente e pesquisador apaixonado por entender a natureza e os contextos socioeconômicos. Minha formação em Engenharia Ambiental e mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, ambos com foco em recursos hídricos, me permitiu lecionar nas áreas de geotecnologias, estatística e, claro, recursos hídricos. Tenho experiencia em ciência de dados e ferramentas essenciais, aplicando técnicas de machine learning e deep learning para análises de dados. Minha carreira tem sido voltada para a pesquisa e atuação em sustentabilidade e gestão de bacias, inclusive participando ativamente de comitês de bacia. Fui selecionado para o 8 Fórum Mundial das Águas, representando a nova geração de cientistas estudam Soluções Baseadas na Natureza. Recebi o Selo Prêmio ANA Finalista em 2021, uma honra em minha carreira. Também, co-fundei o CACTUS (Centro de Assessoria Comunitária a Tecnologias de Utilidades Sociais), onde desenvolvemos projetos com a intenção de formar líderes e criar soluções sustentáveis para nossas comunidades

Publicado

2024-07-31 — Atualizado em 2024-11-04

Versões

Como Citar

Alves, C. S. S., Albuquerque, E. M. de, & Lourenço, A. M. G. (2024). CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOMÉTRICA DE BACIA HIDROGRÁFICA: ESTUDO DE CASO DA MICROBACIA DO AÇUDE CATOLÉ I, EM MANAÍRA - PB. REVISTA GEOGRAFAR, 19(1), 117–133. https://doi.org/10.5380/geografar.v19i1.92875 (Original work published 31º de julho de 2024)

Edição

Seção

Artigos