LUGAR E AFETIVIDADE

O BAIRRO PARANGABA NA PERSPECTIVA DOS MAPAS AFETIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v20i1.91702

Palavras-chave:

Lugar, Mapas Afetivos, Percepção, Parangaba.

Resumo

O presente trabalho busca fazer uma discussão sobre o conceito de lugar, na perspectiva da Geografia Humanista, observando a percepção e a afetividade dos alunos das séries finais (8º e 9º anos do ensino fundamental II) que estudam na Escola Municipal Cláudio Martins e são moradores do bairro Parangaba. Partindo de uma perspectiva humanista e cultural, utilizaremos como metodologia de apreensão dos afetos o Instrumento Gerador de Mapas Afetivos – IGMA, aporte da Psicologia Ambiental. Justificamos a pesquisa a partir da compreensão de que o lugar, em sua dimensão geográfica, é de extrema importância para que o sujeito possa situar-se no mundo. A geografia humanista, centrada na experiência e subjetividade dos indivíduos, busca explorar as relações que estabelecemos com o ambiente ao nosso redor. Por outro lado, a psicologia ambiental investiga como o ambiente físico influencia nosso bem-estar psicológico e emocional. As imagens afetivas obtidas pelos mapas afetivos, pertencimento, agradabilidade, destruição, insegurança e contraste, desempenham uma possibilidade metodológica para compreensão do conceito de lugar na geografia humanista. Ao explorar as vivências através dos mapas afetivos foi possível uma apreciação mais ampla e aprofundada das interações entre os indivíduos e os espaços em que residem.

Biografia do Autor

Maria de Guadalupe Aderaldo LESSA, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará.Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará UECE (2003). Psicopedagoga e Professora efetiva de Geografia na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. 

JOSÉ WERLON FERREIRA DE SOUZA, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação Ambiental pela UNINASSAU. Atualmente é aluno do curso de mestrado em Geografia, do Programa de Pós graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado ao Laboratório de Estudos em Geografia Cultural (LEGEC).

OTAVIO JOSE LEMOS COSTA, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, lecionando no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Coordenador do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural - LEGEC. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Cultural, especificamente voltado para as temáticas: Espaço, cultura e patrimônio, paisagem vernacular, Geografia e Cinema. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Festas, Identidades e Territorialidades -UFRN. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Cidades da Universidade Vale do Acaraú. Membro do Observatório de Paisagens Parimoniais e Artes Latino-americanas (OPPALA) 

Downloads

Publicado

06/30/2025

Como Citar

LESSA, M. de G. A., DE SOUZA, J. W. F., & COSTA, O. J. L. (2025). LUGAR E AFETIVIDADE: O BAIRRO PARANGABA NA PERSPECTIVA DOS MAPAS AFETIVOS. Revista Geografar, 20(1), 84–102. https://doi.org/10.5380/geografar.v20i1.91702