AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.87259Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Condição espacial, Política, Cidadania, Geografia Crítica.Resumo
Esse texto integra uma das seções dos resultados de uma pesquisa acadêmica concluída em 2022 – O ensino de Geografia diante das ameaças de discursos do pensamento único – e tem como objetivo nuclear afirmar a necessidade de um ensino de Geografia reflexivo, consistente e crítico, que tenha efetivamente o espaço produzido por uma sociedade diversa, contraditória e desigual, como fundamento e objeto de análise. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujas bases de consulta foram livros impressos, artigos científicos disponibilizados eletronicamente, e documentos e textos abertos no site da AGB, inclusive levantamento de dados referentes ao XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, onde foram analisados 20% dos trabalhos apresentados e publicados nos anais do evento. A análise concluiu que persiste entre os jovens autores de trabalhos no campo da Geografia a pesquisa com ênfase na análise crítica em torno da produção do espaço nas escalas local e regional; além de ratificar a necessidade de considerar a política como fator fundamental da/na produção do espaço.
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