AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.87259

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Condição espacial, Política, Cidadania, Geografia Crítica.

Resumo

Esse texto integra uma das seções dos resultados de uma pesquisa acadêmica concluída em 2022 – O ensino de Geografia diante das ameaças de discursos do pensamento único – e tem como objetivo nuclear afirmar a necessidade de um ensino de Geografia reflexivo, consistente e crítico, que tenha efetivamente o espaço produzido por uma sociedade diversa, contraditória e desigual, como fundamento e objeto de análise. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujas bases de consulta foram livros impressos, artigos científicos disponibilizados eletronicamente, e documentos e textos abertos no site da AGB, inclusive levantamento de dados referentes ao XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, onde foram analisados 20% dos trabalhos apresentados e publicados nos anais do evento. A análise concluiu que persiste entre os jovens autores de trabalhos no campo da Geografia a pesquisa com ênfase na análise crítica em torno da produção do espaço nas escalas local e regional; além de ratificar a necessidade de considerar a política como fator fundamental da/na produção do espaço.

Biografia do Autor

Gilmar Alves Trindade, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia.

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - BA (1993); Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2001). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2011), defendendo a Tese "Aglomeração Itabuna - Ilhéus: cidade, região e rede urbana". Professor Titular com atuação na Graduação e Pós-Graduação em Geografia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhéus/BA). Professor Colaborador no Mestrado em Estudos Territoriais (PROET/UNEB/Salvador). 

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Trindade, G. A. (2023). AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE UM ENSINO DE GEOGRAFIA TEORICAMENTE CONSISTENTE, REFLEXIVO E CRÍTICO. REVISTA GEOGRAFAR, 18(2), 286–309. https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.87259

Edição

Seção

Artigos