AS POTENCIALIDADES DAS FERRAMENTAS CARTOGRÁFICAS PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR:

CONTRIBUIÇÃO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v19i2.86634

Palavras-chave:

Geotecnologias, Formação de professores, Ensino de Geografia.

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa colaborativa com professores da educação básica por meio da formação continuada em Geotecnologias aplicadas ao ensino de Geografia e realizada por meio remoto, nos anos de 2020 e 2021. Visa contribuir com as reflexões sobre o tema a partir de ações de formação continuada com professores sobre o Google Earth. O texto apresenta ferramentas do programa para análise espacial, assim como indica algumas possibilidades no âmbito da Educação Geográfica voltada para o desenvolvimento do pensamento espacial pelos estudantes e podem ser apropriadas pelos professores na sua prática profissional. Todas as observações dos professores e reflexões oriundas das discussões nas atividades de formação (assíncronas e síncronas) foram sistematizadas por meio do registro de diário de campo e análise documental. Os resultados indicaram que há várias potencialidades para uso didático do programa, mas também muitos desafios e dificuldades com relação tanto ao domínio e conhecimento das ferramentas quanto às condições estruturais na escola. Porém, destacam-se as muitas funcionalidades do Google Earth ao ensino de geografia, sobretudo por combinar diferentes imagens e escalas, sobrepor informações temporais e espaciais, além da produção de conhecimento na escala local. Por fim, ao realizar a análise de uma situação geográfica particular, os professores podem aplicar os princípios do raciocínio geográfico, tais como: analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.

Biografia do Autor

Ana Paula Faria, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

FARIA, Ana Paula.

Graduada pelo Curso de Geografia (Licenciatura) da UNICENTRO.

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, Pós Doutora em Geografia. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Pós Doutora em Geografia. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Arquivos adicionais

Publicado

12/31/2024

Como Citar

Faria, A. P., & de Freitas Vilas Boas Gomes, M. (2024). AS POTENCIALIDADES DAS FERRAMENTAS CARTOGRÁFICAS PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR:: CONTRIBUIÇÃO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. REVISTA GEOGRAFAR, 19(2), 431–451. https://doi.org/10.5380/geografar.v19i2.86634

Edição

Seção

Artigos