AS POTENCIALIDADES DAS FERRAMENTAS CARTOGRÁFICAS PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR:
CONTRIBUIÇÃO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v19i2.86634Palavras-chave:
Geotecnologias, Formação de professores, Ensino de Geografia.Resumo
Este artigo faz parte da pesquisa colaborativa com professores da educação básica por meio da formação continuada em Geotecnologias aplicadas ao ensino de Geografia e realizada por meio remoto, nos anos de 2020 e 2021. Visa contribuir com as reflexões sobre o tema a partir de ações de formação continuada com professores sobre o Google Earth. O texto apresenta ferramentas do programa para análise espacial, assim como indica algumas possibilidades no âmbito da Educação Geográfica voltada para o desenvolvimento do pensamento espacial pelos estudantes e podem ser apropriadas pelos professores na sua prática profissional. Todas as observações dos professores e reflexões oriundas das discussões nas atividades de formação (assíncronas e síncronas) foram sistematizadas por meio do registro de diário de campo e análise documental. Os resultados indicaram que há várias potencialidades para uso didático do programa, mas também muitos desafios e dificuldades com relação tanto ao domínio e conhecimento das ferramentas quanto às condições estruturais na escola. Porém, destacam-se as muitas funcionalidades do Google Earth ao ensino de geografia, sobretudo por combinar diferentes imagens e escalas, sobrepor informações temporais e espaciais, além da produção de conhecimento na escala local. Por fim, ao realizar a análise de uma situação geográfica particular, os professores podem aplicar os princípios do raciocínio geográfico, tais como: analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.
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