DISPUTAS EM TORNO DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Camila Campos de Lara Jakimiu Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v17i2.86054

Palavras-chave:

ensino de geografia, currículo escolar, reforma do ensino médio.

Resumo

A imposição da reforma do ensino médio por meio da Lei 13.415/2017 torna a geografia disciplina optativa no âmbito do itinerário formativo das ciências humanas e sociais aplicadas, a qual perde seu caráter de componente curricular obrigatório como parte integrante da formação dos estudantes. Neste sentido, o artigo tem como objetivo geral investigar as disputas em torno do ensino de geografia evidenciadas a partir da reforma do ensino médio. Quanto aos aspectos metodológicos, o presente estudo adota os moldes da pesquisa teórico-bibliográfica de cunho qualitativo, sendo a área de abrangência a do ensino de geografia. Do estudo realizado pode-se apontar que a reforma promove o apagamento da ciência geográfica no ensino médio ao deixar de ser disciplina isolada para se tornar parte de uma área de conhecimento, resultando na perda da sua identidade e autonomia científica no espaço escolar. O ensino de geografia é fundamental para que a partir do estudo do espaço geográfico e suas relações, os estudantes sejam capazes de entender e transformar o mundo, por isso deve estabelecer uma prática educativo-crítica onde conteúdos e metodologias estejam alinhados a este projeto formativo.

Biografia do Autor

Camila Campos de Lara Jakimiu, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Produção do Espaço e Cultura. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória. Integrante do Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (ENCONTTRA).

Publicado

12/23/2022

Como Citar

Jakimiu, C. C. de L. (2022). DISPUTAS EM TORNO DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Revista Geografar, 17(2), 490–508. https://doi.org/10.5380/geografar.v17i2.86054

Edição

Seção

Artigos