DISPUTAS EM TORNO DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v17i2.86054Palavras-chave:
ensino de geografia, currículo escolar, reforma do ensino médio.Resumo
A imposição da reforma do ensino médio por meio da Lei 13.415/2017 torna a geografia disciplina optativa no âmbito do itinerário formativo das ciências humanas e sociais aplicadas, a qual perde seu caráter de componente curricular obrigatório como parte integrante da formação dos estudantes. Neste sentido, o artigo tem como objetivo geral investigar as disputas em torno do ensino de geografia evidenciadas a partir da reforma do ensino médio. Quanto aos aspectos metodológicos, o presente estudo adota os moldes da pesquisa teórico-bibliográfica de cunho qualitativo, sendo a área de abrangência a do ensino de geografia. Do estudo realizado pode-se apontar que a reforma promove o apagamento da ciência geográfica no ensino médio ao deixar de ser disciplina isolada para se tornar parte de uma área de conhecimento, resultando na perda da sua identidade e autonomia científica no espaço escolar. O ensino de geografia é fundamental para que a partir do estudo do espaço geográfico e suas relações, os estudantes sejam capazes de entender e transformar o mundo, por isso deve estabelecer uma prática educativo-crítica onde conteúdos e metodologias estejam alinhados a este projeto formativo.
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