O ESPAÇO SAGRADO NA PÓS-MODERNIDADE: UMA INTERPRETAÇÃO SOBRE A RELIGIÃO LÍQUIDO-MODERNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v17i2.84277

Palavras-chave:

Modernidade Líquida, Religião, Espaço Sagrado

Resumo

O presente texto é busca analisar o espaço sagrado contextualizando nos princípios da modernidade liquida e sua associação com a religião. Consideramos que vivenciamos uma época marcada pela modernidade em sua fase mais fluida, moldável a um contexto de incertezas, individualidade exacerbada e constante ambiguidade de ações e convicções pessoais, resultando em uma fragmentação na religião de modo que os espaços sagrados são manifestos por uma maior seletividade das aspirações e inconsistências do fiel em busca de suprir sua insuficiência humana de apreensão da realidade. Para o desenvolvimento do texto nos cercamos de uma metodologia que pauta na pesquisa bibliográfica que eleve a discussão em três momentos: caracterização da modernidade líquida, as influências líquido-modernas na religião e a consequência da modernidade líquida na manifestação de espaços sagrados. Desse modo, consideramos que a vivência em uma sociedade com características da modernidade líquida afeta o modo como o indivíduo percebe o espaço sagrado, o que possiblita uma abertura seletiva para manifestação hierofânica direcionando-a para locais em que valorize o bem estar do fiel e acomode seus desejos individuais.

Biografia do Autor

Christovam Reis dos Santos Filho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade da Cidade de São Paulo. Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará. Também é professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Ceará, com docência na E.E.M. Professor Flávio Ponte e E.E.M. Deputado Joaci Pereira. Com experiência em estudos da Geografia Cultural, dedica-se na compreensão da abordagem espacial do sagrado e suas dinâmicas no Neopentecostalismo brasileiro. Estuda as temáticas de espaço sagrado e territorialidade do sagrado e a espacialidade religiosa pós-modernidade.

Publicado

2022-12-23

Como Citar

dos Santos Filho, C. R. (2022). O ESPAÇO SAGRADO NA PÓS-MODERNIDADE: UMA INTERPRETAÇÃO SOBRE A RELIGIÃO LÍQUIDO-MODERNA. REVISTA GEOGRAFAR, 17(2), 348–368. https://doi.org/10.5380/geografar.v17i2.84277

Edição

Seção

Artigos