ESCOAMENTO SUPERFICIAL E PERDA DE SOLO EM DIFERENTES USOS DO SOLO NO FAXINAL ANTA GORDA - PRUDENTÓPOLIS (PR)

Autores

  • Marcelo Batista Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
  • Hélio Helder Lenartovicz Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v17i2.80831

Palavras-chave:

Criação extensiva, pastagens, floresta, degradação do solo

Resumo

O sistema de Faxinal é uma forma de uso e ocupação característica da região Centro-sul do Paraná. Este sistema se baseia na criação de animais de forma extensiva, sem limites entre as propriedades (criadouro comunitário); extração dos recursos vegetais (madeira e erva-mate) e agricultura de subsistência. Atualmente, os faxinais vêm enfrentando problemas ambientais, a circulação de animais sem restrição de área parece ser a principal causa. Os animais em pastejo compactam e promovem a exposição do solo em pastagens e em florestas. O trabalho foi desenvolvido na área do Faxinal Anta Gorda, localizado no município de Prudentópolis-PR, tendo como objetivo, avaliar a perda de solo em área de floresta com solo exposto e pastagem. Os testes foram realizados com um simulador de chuva, onde foram realizadas três repetições em cada uso do solo. As diferenças ocorreram tanto na quantidade total de água escoada (ml), quanto na perda total de solo (g.m-2). Dentre os usos mencionados, a área de floresta com solo exposto foi o que apresentou a menor capacidade de infiltração. Concluindo-se que os padrões e uso da terra no Faxinal Anta Gorda, são responsáveis por apresentar diferentes respostas na capacidade de infiltração de água e a perda de solo.

Biografia do Autor

Marcelo Batista, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.

Graduado em Geografia pela Faculdade UNIGUAÇU/FAESE em 2010. Cursando Doutorado em Geografia, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Campos de Guarapuava. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). É pós-graduado em Educação do Campo; pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) em 2012; também em Filosofia e Sociologia; pela FACISA em 2011. Possui experiência no Ensino de Geografia e em Geociências, em particular, Geografia Física.

Hélio Helder Lenartovicz, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Brasil

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Brasil

Publicado

12/23/2022

Como Citar

Batista, M., & Lenartovicz, H. H. (2022). ESCOAMENTO SUPERFICIAL E PERDA DE SOLO EM DIFERENTES USOS DO SOLO NO FAXINAL ANTA GORDA - PRUDENTÓPOLIS (PR). Revista Geografar, 17(2), 331–347. https://doi.org/10.5380/geografar.v17i2.80831

Edição

Seção

Artigos