AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.80434

Palavras-chave:

geografia, educação do campo, educação ambiental.

Resumo

Atualmente, o planeta passa por uma crise ambiental sem precedentes, com isso cresce a importância de se pensar e construir uma educação ambiental efetiva. A educação do campo é marcada por suas relações diferenciadas entre os sujeitos que a compõem e o ambiente em que se desenvolve, e foi justamente tal premissa que instigou a presente proposta de pesquisa. Com o objetivo de analisar de que forma ocorrem as discussões de educação ambiental dentro das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do estado do Paraná, o seguinte artigo valeu-se da metodologia baseada em pesquisas bibliográficas e documentais, além de justificar-se a partir da importância de compreender as correntes teóricas que baseiam a construção dos documentos oficiais da educação, já que são eles os principais norteadores do trabalho pedagógico. Pode-se perceber que a educação ambiental contida nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Paraná é influenciada por três correntes tradicionais principais: Naturalista, Resolutiva e Científica. Também vale destacar que os apontamentos sobre educação ambiental dentro dessa Diretriz, ocorrem de maneira indireta e contextualizada em outras temáticas.

Publicado

2023-12-27

Como Citar

da Silva, W., da Fonseca Rosas, C. A., & Sandino Meneguzzo, I. (2023). AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS. REVISTA GEOGRAFAR, 18(2), 252–269. https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.80434

Edição

Seção

Artigos