AS PERSPECTIVAS TRADICIONAIS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO PARANÁ: ENTRECRUZANDO CAMINHOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/geografar.v18i2.80434Palavras-chave:
geografia, educação do campo, educação ambiental.Resumo
Atualmente, o planeta passa por uma crise ambiental sem precedentes, com isso cresce a importância de se pensar e construir uma educação ambiental efetiva. A educação do campo é marcada por suas relações diferenciadas entre os sujeitos que a compõem e o ambiente em que se desenvolve, e foi justamente tal premissa que instigou a presente proposta de pesquisa. Com o objetivo de analisar de que forma ocorrem as discussões de educação ambiental dentro das Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do estado do Paraná, o seguinte artigo valeu-se da metodologia baseada em pesquisas bibliográficas e documentais, além de justificar-se a partir da importância de compreender as correntes teóricas que baseiam a construção dos documentos oficiais da educação, já que são eles os principais norteadores do trabalho pedagógico. Pode-se perceber que a educação ambiental contida nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Paraná é influenciada por três correntes tradicionais principais: Naturalista, Resolutiva e Científica. Também vale destacar que os apontamentos sobre educação ambiental dentro dessa Diretriz, ocorrem de maneira indireta e contextualizada em outras temáticas.
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