CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO DE CAMPO NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.80368

Palavras-chave:

Epistemologia da Geografia, Geografia Clássica, Geografia Teorética, Geografia Crítica, Geografia Humanística.

Resumo

Este artigo apresenta as características do trabalho de campo ao longo da história do pensamento geográfico, no que se refere as disponibilidades técnicas e informacionais, propósitos, abrangência, limitações e contribuições. Partindo do entendimento das origens da prática enquanto processo de pesquisa inloco, buscou-se compreender os métodos analíticos com relação à própria história geográfica frente ao histórico de transformações sociais e naturais no tempo e no espaço. Foi, portanto, através de uma visão muito particular centrada no enquadramento das escolas geográficas e intensa revisão bibliográfica sobre temáticas específicas do uso e disponibilidade teórica sobre trabalho de campo, que buscou-se compreender esta prática como forte processo formativo na construção do pensamento geográfico e também como instrumento direto de condicionamento e modelação de operações complexas - que se faz presente nas categorias geográficas. Neste sentido, estes métodos assumem um processo – sugestivo – de integralização (interdisciplinaridade) para enfrentamento dos paradigmas da ciência geográfica. Concluímos que, o trabalho de campo sempre foi a fonte primeira, pelo qual, se reveste a ‘mais valia’ para o conhecimento básico das categorias geográficas; sendo que, este processo é um documento valioso para conhecimento do método e estilo de trabalho dos geógrafos.

Biografia do Autor

Flamarion Dutra Alves, Universidade Federal de Alfenas - MG

Geógrafo (UFSM), Mestre em Extensão Rural (UFSM), Doutor em Geografia (UNESP-Rio Claro). Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas/MG e do PPGEOG Universidade Federal de São João del-Rei. Líder do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES/UNIFAL-MG).

Vinicius Arcanjo Monteiro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Geografia pela UNIFAL-MG. Mestre e Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra pela UNICAMP.

Publicado

12/31/2021

Como Citar

Dutra Alves, F., & Arcanjo Monteiro, V. (2021). CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO DE CAMPO NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO. REVISTA GEOGRAFAR, 16(2), 596–615. https://doi.org/10.5380/geografar.v16i2.80368

Edição

Seção

Artigos