O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v17i2.79461

Palavras-chave:

EIV, Planejamento Territorial, SIG, RPA, Instrumentos Urbanos.

Resumo

O Estatuto das Cidades deu obrigatoriedade de elaboração de Planos Diretores a municípios com mais de 20.000 habitantes. Nesses planos, emerge um importante instrumento para gestão sustentável: O Estudo de Impacto de Vizinhança, responsável por atenuar impactos negativos e observar pontos positivos de empreendimentos urbanos. Todavia, muitas vezes o material cartográfico utilizado e apresentado na elaboração desses são insuficientes para análises concretas e realistas sobre os impactos dos empreendimentos em diferente âmbito. Assim, as aeronaves remotamente pilotadas tornam-se ferramenta para auxiliar na elaboração desses relatórios, devido a sua facilidade operacional e boa qualidade de imagens. O objetivo desse artigo é apresentar essa ferramenta como alternativa para geração de materiais cartográfico para observação de impactos referentes ao EIV, usando como metodologia o Estudo de Caso, tendo como objeto de estudo o Shopping Passeio, no município de São Carlos (SP), através de mapas de uso e ocupação do solo, possibilitando análises e comparações com a legislação municipal. Conclui-se que a região estudada está em conformidade com o proposto na Lei de Zoneamento Urbano municipal além de fomentar a ocupação regional, levando a valorização da terra. Contudo, observa-se que em alguns pontos ocupações irregulares são observadas, enfatizando a importância da ferramenta utilizada no artigo para análise do entorno da região.

Biografia do Autor

Felipe Facci Inguaggiato, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo.

Doutorando em Engenharia Urbana, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Engenharia Urbana, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com trabalho voltado a utilização de Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) como ferramenta de auxílio ao planejamento territorial. Pós-graduação lato sensu (384h), em Geoprocessamento Aplicado, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fábio Noel Stanganini, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo.

Geógrafo pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2007), mestre e doutor em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Geografia e Engenharia Urbana, com ênfase em Geografia da Saúde, Planejamento Ambiental Urbano e Sistema de Informação Geográfica. Atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, planejamento ambiental, SIG, geoprocessamento, sensoriamento remoto, software livre, impactos urbanos, impactos ambientais, cartografia temática, estudo de impacto de vizinhança e políticas públicas. Atualmente é Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana. Trabalhando em Sensoriamento Remoto e Mapeamento Urbano Ambiental com Aeronaves Remotamente Pilotadas -RPA (drones).

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Facci Inguaggiato, F., & Noel Stanganini, F. (2022). O USO DE AERONAVE MULTIROTOR (RPA) COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO A INSTRUMENTOS URBANOS: O ESTUDO DE CASO DO EIV DO SHOPPING PASSEIO, SÃO CARLOS (SP). REVISTA GEOGRAFAR, 17(2), 447–469. https://doi.org/10.5380/geografar.v17i2.79461

Edição

Seção

Artigos