GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA ENTRE 1950 E 2010

Autores

  • Airton Rosa Lucion Guites Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul. Prefeitura Municipal de Bossoroca (PMB), Bossoroca, Rio Grande do Sul.
  • Eduardo Schiavone Cardoso Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul. https://orcid.org/0000-0002-9240-578X

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v18i1.73095

Palavras-chave:

Geografia, Povos Indígenas, Livro didático, Educação, Ensino

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da dissertação de Mestrado em Geografia defendida na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em dezembro de 2019. O Brasil é uma nação formada através da miscigenação de diversas etnias, dentre as quais há os povos indígenas. A Geografia, sendo uma ciência que se dedica a estudar a relação entre a sociedade e a natureza, deve analisar a questão indígena pela ótica da territorialidade, da organização espacial e da participação social enquanto agentes políticos. Por meio de materiais de ensino, como os livros didáticos, a Geografia insere-se no campo educacional e oferta aos alunos o desenvolvimento da capacidade de observar, interpretar e refletir a realidade. Apesar de haver muitas críticas metodológicas sobre os livros didáticos, eles ainda são os materiais de maior acesso e disseminação nas escolas brasileiras. Sendo assim, tem-se o tema deste artigo, que é a representação dos povos indígenas nos livros didáticos de Geografia. Serão analisados e investigados, por meio de critérios específicos, a forma como os indígenas são abordados pela Geografia em obras desse segmento entre as décadas de 1950 e 2010. Como resultados, os livros didáticos foram divididos em três períodos, em que apresentaram transformações metodológicas sobre a abordagem dos povos indígenas, mas ainda possuem muitos aspectos a percorrer, na busca de um tratamento condizente com a importância desses povos na formação econômica e espacial brasileira.

Biografia do Autor

Airton Rosa Lucion Guites, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul. Prefeitura Municipal de Bossoroca (PMB), Bossoroca, Rio Grande do Sul.

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor efetivo de Geografia, na Prefeitura Municipal de Bossoroca (PMB). Tem ênfase de pesquisa na área do Ensino de Geografia.

Eduardo Schiavone Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular do Departamento de Geociências, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem ênfase de pesquisa na área do Ensino de Geografia; pesca e aquicultura; e organização espacial e dinâmicas socioeconômicas.

Publicado

08/02/2023

Como Citar

Rosa Lucion Guites, A., & Schiavone Cardoso, E. (2023). GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA ENTRE 1950 E 2010. REVISTA GEOGRAFAR, 18(1), 200–222. https://doi.org/10.5380/geografar.v18i1.73095

Edição

Seção

Artigos