MORFOLOGIA URBANA DA CIDADE DE BARREIRINHA (AM) E SISTEMAS TERRITORIAIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Autores

  • Rildo Oliveira Marques Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas
  • Estevan Bartoli Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v15i2.71438

Palavras-chave:

Sítio urbano, espaço intraurbano, morfologia, sistemas territoriais

Resumo

O objetivo do artigo é caracterizar a morfologia urbana de Barreirinha, analisando condicionantes físicos de seu sítio e aspectos históricos de sua inserção na rede urbana sub-regional. Após considerações sobre ciclos econômicos regionais, descrevemos como a mudança da sede da cidade para um braço de rio com melhor navegabilidade intensificou conexões com a metrópole Manaus e a rede urbana do Pará. Na sequência analisamos a morfologia urbana reconfigurada por sistemas territoriais: Urbano-Ribeirinho (economia popular dos bairros periféricos), e Urbano-Fluvial (ligado ao capital mercantil / setores dominantes da economia local), apresentando proposta metodológica para esse tipo de estudo. Os resultados finais salientam a relação sítio/sistemas territoriais causando reconfiguração da morfologia urbana, propiciando melhor entendimento de como as redes fluviais regionais moldam o espaço intraurbano.

Biografia do Autor

Rildo Oliveira Marques, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - Manaus.

Estevan Bartoli, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Geografia pela UNESP - Presidente Prudente. Professor do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas - Parintins.

Publicado

12/24/2020

Como Citar

Marques, R. O., & Bartoli, E. (2020). MORFOLOGIA URBANA DA CIDADE DE BARREIRINHA (AM) E SISTEMAS TERRITORIAIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. REVISTA GEOGRAFAR, 15(2), 336–357. https://doi.org/10.5380/geografar.v15i2.71438

Edição

Seção

Artigos