PATRIMÔNIO E CIDADE: UMA LEITURA GEOGRÁFICA DA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ

Autores

  • Maria Goretti da Costa Tavares UFPA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v13i1.60269

Palavras-chave:

Patrimônio, cidade, Belém, Espaço.

Resumo

Os roteiros culturais e ou turísticos apresentam-se como relevantes para a valorização do patrimônio local, possibilitando um amplo debate da valorização do lugar e a ressignificação do turismo. Este artigo apresenta a importância de roteiros e ou percursos urbanos que valorizem a apresentem o patrimônio cultural local, seja material ou imaterial, objetivando demonstrar a importância do direito a cultura, ao patrimônio e acidade. Apresenta-se a experiência teórica metodológica da experiência de um projeto de roteiro a pé na cidade de Belém do Pará, pautado no conhecimento geográfico como carro chefe da interpretação da cidade. Como resultado configura-se uma proposta que possui a perspectiva do direito à cultura, demonstrando a importância e necessidade de se conhecer e valorizar o patrimônio cultural, e que se coloca como instrumento imprescindível para viabilização da participação social e atuação conjunta entre população e poder público na valorização das cidades.

 

Biografia do Autor

Maria Goretti da Costa Tavares, UFPA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Maria Goretti da Costa Tavares concluiu a graduação em Licenciatura Plena em Geografia (1988) e Bacharelado em Direito (1987) pela Universidade Federal do Pará. Concluiu o curso Especialização em Instrumentação Específica à Análise Geográfica Aplicada à Amazônia (1989) pela Universidade Federal do Pará. Concluiu o Mestrado em Geografia (1992) e o Doutorado em Geografia (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou Pós-doutorado na área de Geografia do Turismo no Laboratório MIT (Mobilités, Itinéraires, Tourismes) no Instituto de Geografia da Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Paris-França (2006 - 2007). Desde o ano de 1991 é docente da Universidade Federal do Pará, sendo atualmente Professora Associada da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e orientação acadêmica na graduação e pós-graduação. Exerceu o cargo de Coordenadora do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará por duas gestões (1991-1993 e 2000-2002) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (2004-2006) da Universidade Federal do Pará. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa e 1 projeto de Extensão na área de Geografia do Turismo, e 1 projeto de cooperação Procad-Casadinho com o Programa de Pós Graduação em Geografia Humna da USP. Atua na área de Geografia, com ênfase nas linhas de pesquisa: Turismo e Produção do Espaço na Amazônia, Turismo de Base Comunitária, Políticas de Turismo na Amazônia, Turismo, Geografia e Patrimônio e Redes e Organização do Território na Amazônia. Coordena o Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos, ganhador do Premio Rodrigo Melo Franco, IPHAN 2016, Ação de Educação Patrimonial e da Medalha de Direitos Humanos ?Paulo Frota?, concedida às personalidades e organizações não governamentais, sem fins lucrativos, que se destacaram por ações, condutas ou atividades de promoção ou defesa dos Direitos Humanos no Estado do Pará. Atualmente realiza estágio Pós doutoral no Programa de Pos Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (período de maio de 2017 a maio de 2018).

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

Tavares, M. G. da C. (2018). PATRIMÔNIO E CIDADE: UMA LEITURA GEOGRÁFICA DA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ. REVISTA GEOGRAFAR, 13(1), 162–180. https://doi.org/10.5380/geografar.v13i1.60269

Edição

Seção

Pesquisador convidado