CULTURA E DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DOS POVOS INDÍGENAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Irenildo costa da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v13i2.60057

Palavras-chave:

Povos indígenas. Cultura. Demarcação de terras.

Resumo

pretendemos neste artigo traçar argumentos e reflexões que perpassem como um fio condutor carregando debates que acreditamos “jogar” luz na articulação de densidades teórico-metodológicas e analíticas sobre questões indígenas no Brasil contemporâneo, considerando como mediação das nossas linhas de analises o estudo da cultura, que perpassa para além da materialidade, como uma chave para interpretar desafios e oportunidades vivenciados pelos povos indígenas no Brasil, seja nas questões políticas, sociais, culturais, e com maiores delineamento no que se refere à demarcação de terras desses povos. Nessa empreitada, optamos por utilizar as abordagens culturais no âmbito político e científico da Geografia, identificando no debate da pós-modernidade, não se referindo a uma ruptura com a modernidade, os elementos que atendem de maneira mais elucidatória os objetivos aqui pretendidos, que entrecruzam o debate da cultura no tocante às hibridizações culturais e um reencantamento do mundo para interpretar as coisas e os sujeitos.

Biografia do Autor

Irenildo costa da Silva, Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá, com estágio acadêmico realizado na Universidade de São Paulo. Atuação com ênfase na área de Geografia Agrária, Desenvolvimento Rural Sustentável, Amapá, Amazônia, Usos da Terra, Campesinato e populações tradicionais, Recursos Naturais, Silvicultura, Sistemas Agroflorestais e Metodologia Científica.

Downloads

Publicado

12/20/2018

Como Citar

Silva, I. costa da. (2018). CULTURA E DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DOS POVOS INDÍGENAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Revista Geografar, 13(2), 337–355. https://doi.org/10.5380/geografar.v13i2.60057

Edição

Seção

Artigos