O DIREITO À EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NA AGRICULTURA CAPITALISTA NO MUNICÍPIO DE JATAÍ GO

Autores

  • Tatiane Rodrigues de Souza Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí País
  • Evandro César Clemente Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí-GO

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v13i2.57840

Palavras-chave:

Educação no/do campo, Agricultura Capitalista, Direito e educação.

Resumo

O princípio da educação no/do campo se fundamenta na participação e envolvimento social dos sujeitos que aí vivem, ensino que vai além dos conhecimentos escolares, uma pedagogia pautada em direitos. Entretanto, fica explícito que o sistema educacional é pensado e gestado predominantemente por ideais mercantilistas. As reflexões apresentadas neste texto resultam do debate realizado em pesquisa de Mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí. O objetivo é apresentar perspectivas prévias de diferentes autores que discutem o direito e as condições da oferta educacional no campo, compreendendo a consolidação da agricultura capitalista e suas implicações no ensino das escolas localizadas nas áreas rurais do município de Jataí-GO. Identifica-se que a visão neoliberal/mercadológica sob o prisma da agricultura capitalista, tem dificultado avanços em implantar uma educação que seja efetivamente emancipatória.

Biografia do Autor

Tatiane Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí País

Doutoranda pela Universidade Federal de Goiás Regional - Jataí (2017) Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás Regional Jataí (2009) e Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia UFG Regional Jataí (2016). Pós - Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com Ênfase no Ensino Especial e Educação Inclusiva pela faculdade de tecnologia Equipe Darwin FACTED- Águas Claras DF (2011). Educadora ambiental pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ciência e tecnologia (2012-2012 SMACT- Jataí-GO) Professora da Rede Estadual de Goiás- SEDUC (Ensino fundamental II , Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos 2011-2016) Professora da rede particular ( Ensino fundamental II 2012-2015). Professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano ( Rio Verde-GO-2016).

Evandro César Clemente, Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí-GO

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor Adjunto IV dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, campus de Jatai (UFG-CAJ). Foi coordenador do curso de Graduação em Geografia da UFG/Regional Jataí (2012-2014) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) da UFG/Regional Jataí (2014-2016). É membro do GEDRA (Grupo de Estudos sobre Dinâmica Regional e Agricultura). Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: associativismo, políticas públicas, dinâmica regional, sustentabilidade na agricultura, desenvolvimento territorial, ensino de Geografia e educação no campo.

Publicado

12/20/2018

Como Citar

Souza, T. R. de, & Clemente, E. C. (2018). O DIREITO À EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NA AGRICULTURA CAPITALISTA NO MUNICÍPIO DE JATAÍ GO. REVISTA GEOGRAFAR, 13(2), 188–208. https://doi.org/10.5380/geografar.v13i2.57840

Edição

Seção

Artigos