EDUCAÇÃO DO CAMPO E A PRODUÇÃO DE ESCALAS GEOGRÁFICAS COM E NA TERRA: PENSANDO OUTRO PROJETO DE VIDA PARA OS POVOS DO CAMPO

Autores

  • Camila Campos de Lara Jakimiu Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v12i2.54988

Palavras-chave:

Educação do Campo, Desenvolvimento, Escala.

Resumo

Tendo em vista que a construção da escala é a materialização dos processos sociais, bem como um progenitor ativo destes processos, a ideia de desenvolvimento para o campo é uma construção teórica e prática da escala global, historicamente reinventada que intenciona a destruição criativa dos territórios. Sua concepção de campo não contempla a identidade e a cultura dos diferentes grupos sociais que vivem neste espaço, promovendo a expropriação destes sujeitos dos seus territórios de vida. Em contrapartida, os povos do campo vêm construindo relações com e na terra e reafirmando uma concepção de campo que fica evidenciada por meio da práxis da Educação do Campo. Produzindo desta forma, escalas alternativas de vida, locais e comunitárias que permitem a reprodução camponesa e sua autonomia, apesar dos processos de subordinação que estão submetidos. O objetivo geral do artigo é evidenciar a potencialidade da Educação do Campo na produção de outras escalas, ou seja, seu papel de resistência ao se apropriar de uma concepção de campo contra hegemônica à ideia de desenvolvimento da escala global. A metodologia segue os moldes da pesquisa teórico-bibliográfica de cunho qualitativo, sendo a área de abrangência a da Geografia Agrária, com ênfase na Educação do Campo. O trabalho divide-se em duas partes, na primeira busca-se fazer reflexões sobre o discurso do desenvolvimento para o campo, evidenciando as contradições e as resistências a esse processo produzido pela escala global. Em seguida, discute-se como a Educação do Campo, com sua concepção de campo e educação contra hegemônicos a ideia de desenvolvimento para o campo, possui a potencialidade de produzir escalas alternativas e reafirmar outro projeto de vida para os povos do campo. 

Biografia do Autor

Camila Campos de Lara Jakimiu, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) , na linha de pesquisa Produção e Transformação do Espaço Urbano e Regional. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Políticas Públicas e Movimentos Sociais do Campo. Membro do Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (ENCONTTRA).

Publicado

02/15/2018

Como Citar

Jakimiu, C. C. de L. (2018). EDUCAÇÃO DO CAMPO E A PRODUÇÃO DE ESCALAS GEOGRÁFICAS COM E NA TERRA: PENSANDO OUTRO PROJETO DE VIDA PARA OS POVOS DO CAMPO. REVISTA GEOGRAFAR, 12(2), 268–284. https://doi.org/10.5380/geografar.v12i2.54988

Edição

Seção

Artigos