A LEITURA DO MUNDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A DOCÊNCIA EM FOCO

Autores

  • Samara Mirelly da Silva
  • Vicente de Paula Leão Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v12i2.54144

Palavras-chave:

Formação docente, Prática docente, Geografia, Leitura palavra-mundo.

Resumo

A formação docente e o ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF) são o cerne das discussões presentes neste artigo. A leitura da palavra-mundo anunciada por Paulo Freire, apresenta-se como possibilidade entre a leitura do espaço da vida e a alfabetização. Logo, o diálogo entre esta e o conhecimento geográfico, exige dos professores clareza teórico-metodológica. Contudo, o modo com que os cursos de Pedagogia, responsáveis pela formação inicial dos docentes dos AIEF, contemplam as áreas específicas nem sempre os fazem cumprir satisfatoriamente com seus objetivos. Concomitantemente, em um mundo altamente plural, complexo e dinâmico, não se pode ignorar a formação permanente e a atitude de professor- pesquisador como feitios essenciais à práxis docente. Parte-se da premissa de que o ensino significativo de Geografia nos AIEF pode contribuir para a alfabetização com vistas à cidadania e, consequentemente, a uma educação crítica e libertadora na perspectiva freireana. Considera-se, desse modo, que a formação (inicial e continuada) tem papel salutar na promoção da leitura da palavra-mundo nessa etapa da escolarização.


Palavras-chave: Formação docente; Prática docente; Geografia; Leitura palavra-mundo.

Biografia do Autor

Samara Mirelly da Silva

Possui graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal de São João del Rei (2014) e Mestrado em Geografia pela mesma instituição (2017). Atualmente é professora da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Vicente de Paula Leão, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Possui graduação (licenciatura) em Geografia pelo ISCLA (1993), Especialização em Educação (1997). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de São João del-Rei (DEGEO/UFSJ).

Publicado

02/15/2018

Como Citar

Silva, S. M. da, & Leão, V. de P. (2018). A LEITURA DO MUNDO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A DOCÊNCIA EM FOCO. REVISTA GEOGRAFAR, 12(2), 251–267. https://doi.org/10.5380/geografar.v12i2.54144

Edição

Seção

Artigos