EMPRESAS QUE TRANSFORMAM: UM OLHAR DA GEOGRAFIA ECONÔMICA SOBRE AS EMPRESAS RECICLADORAS DO PLÁSTICO

Autores

  • Paulo Henrique Schlickmann Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v15i2.52281

Palavras-chave:

Geografia Econômica, Cadeia da Reciclagem, Empresas Recicladoras, Concorrência.

Resumo

A reciclagem de materiais plásticos no Brasil tem ganhado força nos últimos anos. Além do discurso infalível na contemporaneidade, de que a atividade é vista como um bem ao meio ambiente, é importante analisá-la como um negócio envolvido diretamente na objetividade das condições econômicas de produção e de comercialização. Sendo assim, destaca-se que o objetivo deste artigo é apresentar um olhar a partir da geografia econômica, de parte das dinâmicas empresariais que envolvem a produção de reciclados plásticos no Brasil. Trata-se de um estudo bibliográfico e empírico, em que se lê a empresa como um agente fundamental na transformação do espaço geográfico, bem como, através das estratégias empresariais, interferem no mercado e nas condições gerais de produção. Entende-se, por fim, que há uma cadeia produtiva de reciclados no país, e que os agentes isolados tendem a apresentar resultados piores, comparados com aqueles que estabelecem correlações maduras e fixas entre si

Biografia do Autor

Paulo Henrique Schlickmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em geografia na Universidade Federal de Santa Catarina. CNPQ/PPGGEO; em andamento.

Publicado

12/24/2020

Como Citar

Schlickmann, P. H. (2020). EMPRESAS QUE TRANSFORMAM: UM OLHAR DA GEOGRAFIA ECONÔMICA SOBRE AS EMPRESAS RECICLADORAS DO PLÁSTICO. Revista Geografar, 15(2), 251–263. https://doi.org/10.5380/geografar.v15i2.52281

Edição

Seção

Artigos