O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR

Autores

  • Edimar Rodrigo Rossetto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v12i2.47647

Palavras-chave:

Movimento social, Educação do Campo, Projeto Político-Pedagógico.

Resumo

O recorte deste artigo visa entender parte da luta da comunidade e líderes educacionais do Colégio Estadual do Reassentamento São Francisco de Assis, localizado no município de Cascavel, extremo Oeste paranaense. Cabe desenvolver aprofundamentos teóricos e práticos quanto à organização do Projeto Político-Pedagógico – PPP da instituição em questão, relacionado com a Proposta de Educação do Campo, a que a instituição vem tentando incorporar. É importante mencionar que o colégio originou-se a partir da luta de sujeitos da Comissão Regional dos Atingidos por Barragens da Bacia do Rio Iguaçu - CRABI, movimento local, interligado diretamente a articulação nacional, denominada de Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB, ocorrido na região Oeste e Sudoeste paranaense. O trabalho empírico realizado caracteriza-se por meio da realização de entrevistas com lideranças do colégio e da comunidade, análise documental e registro fotográfico do espaço estudado.   


Palavras-chave: Movimento social; Educação do Campo; Projeto Político-Pedagógico.

Biografia do Autor

Edimar Rodrigo Rossetto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGGEO da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Área de concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial, Linha de Pesquisa: Dinâmicas Territoriais do Cone Sul

Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Geografia, professora do curso de Geografia da UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon. Orientadora da pesquisa. Integrante do Laboratório de Ensino de Geografia – LEG e Grupo e Linha de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia – ENGEO, número 34953/2011, cadastrado junto à Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

Publicado

02/15/2018

Como Citar

Rossetto, E. R., & Schlosser, M. T. S. (2018). O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONTRAMÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO COLÉGIO ESTADUAL DO REASSENTAMENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS, CASCAVEL/PR. REVISTA GEOGRAFAR, 12(2), 215–232. https://doi.org/10.5380/geografar.v12i2.47647

Edição

Seção

Artigos