CLASSIFICAÇÃO DA COBERTURA DO SOLO COM FOCO NA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA EM CAMPO MOURÃO-PR

Autores

  • Maristela Denise Moresco Mezzomo UTFPR
  • Gleici Perola de Oliveira dos Santos UTFPR
  • Michele Suzane Saturnino de Sá UTFPR
  • Marcos Antonio Polinarski UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/geografar.v12i1.44813

Palavras-chave:

Planejamento da Paisagem, cobertura vegetal, verticalização.

Resumo

A cobertura vegetal e a verticalização presentes nas cidades são parâmetros relevantes para o planejamento urbano em relação à qualidade ambiental, pois envolvem a preocupação com o planejamento das cidades em suas diversas esferas. Uma das formas de agregar estas situações se refere ao Planejamento da Paisagem, que se constitui como um instrumento para a organização do espaço. A partir dos parâmetros cobertura vegetal e verticalização, objetivou-se realizar a classificação da cobertura do solo dos bairros Jardim Aeroporto, Jardim Araucária e Centro Comercial, localizados no município de Campo Mourão – Paraná. A classificação foi realizada por meio da construção de uma legenda a qual foi adaptada de Valaski (2013) e Nucci et al. (2014), com auxílio do software QGis 2.6, além de imagens de satélite. A partir da metodologia de Valaski (2013), foram realizadas inferências sobre a qualidade ambiental urbana, por meio da correlação com o parâmetro espaços construídos. Como resultado, observou-se que, nos três bairros estudados, há predominância da classe Espaços Edificados de até 4 pavimentos com vegetação inferior a 30%, o que contribui positivamente para a qualidade ambiental, se comparado a áreas onde há predominância de classes com espaços sem vegetação, impermeabilizados ou com mais de 4 pavimentos.

Palavras-chave: Planejamento da Paisagem; cobertura vegetal; verticalização.

Biografia do Autor

Maristela Denise Moresco Mezzomo, UTFPR

Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Campo Mourão-PR. Doutora em Geografia pela UFPR, Mestre em Geografia pela UEM, Bacharel em Geografia pela UEM e Licenciada em Geografia pela UNIOESTE. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como Planejamento da Paisagem, Unidades de Conservação, Unidades de Paisagem e Diagnóstico Geoambiental em três Grupos de Pesquisas, contando com bolsas da Fundação Araucária e UTFPR. Participa em comissões diversas, é revisora de periódicos científicos e participa como voluntária no Movimento Pró Ivaí/Piquiri. Foi professora Assistente do curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná entre 2008 e 2010 e Chefe do Departamento Acadêmico de Ambiental da UTFPR entre 2013 e 215.

Gleici Perola de Oliveira dos Santos, UTFPR

Acadêmica do oitavo período do Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR. Bolsista Fundação Araucária do projeto de Pesquisa ESTUDO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO APLICANDO TÉCNICAS DO PLANEJAMENTO DA PAISAGEM, com desenvolvimento do Plano de trabalho Estudo da relação de áreas verdes com qualidade ambiental.

Michele Suzane Saturnino de Sá, UTFPR

Acadêmica do oitavo período do Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR. Voluntária do projeto de Pesquisa ESTUDO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO APLICANDO TÉCNICAS DO PLANEJAMENTO DA PAISAGEM, com desenvolvimento do Plano de trabalho Análise da Qualidade Ambiental Urbana utilizando critérios do Planejamento da Paisagem.

Marcos Antonio Polinarski, UTFPR

Acadêmico do sétio período do Curso de Engenharia Ambiental da UTFPR. Voluntário do projeto de Pesquisa ESTUDO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO APLICANDO TÉCNICAS DO PLANEJAMENTO DA PAISAGEM, com desenvolvimento do Plano de trabalho Aplicação de indicadores para determinação da Qualidade Ambiental Urbana.

Publicado

11/06/2017

Como Citar

Mezzomo, M. D. M., dos Santos, G. P. de O., de Sá, M. S. S., & Polinarski, M. A. (2017). CLASSIFICAÇÃO DA COBERTURA DO SOLO COM FOCO NA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA EM CAMPO MOURÃO-PR. REVISTA GEOGRAFAR, 12(1), 53–69. https://doi.org/10.5380/geografar.v12i1.44813

Edição

Seção

Artigos