A Curricularização da Extensão no Curso de Física da UEMASUL: reflexões, desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95528Palavras-chave:
Ensino superior. Formação integral. Comunidade acadêmica.Resumo
A curricularização da extensão representa uma inovação no ensino superior brasileiro, integrando atividades de extensão à grade curricular dos cursos de graduação. Esta iniciativa visa promover uma formação mais ampla e contextualizada para os estudantes, ligando o aprendizado acadêmico às demandas e realidades da comunidade. Este texto discute a implementação da curricularização da extensão no curso de Física da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL em 2023, com enfoque nas experiências dos autores na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Aborda-se um breve histórico da curricularização da extensão, a legislação envolvida, as reflexões, as experiências práticas e as perspectivas futuras. A implementação da curricularização da extensão no curso de Física da UEMASUL é um processo dinâmico e contínuo, que exige engajamento e flexibilidade de todos os envolvidos. As experiências iniciais são promissoras e indicam que a integração das atividades de extensão ao currículo pode trazer grandes benefícios tanto para os alunos quanto para a comunidade externa
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