Cartas de C&T para o mundo: quando as vozes dos estudantes vão para além dos muros da universidade

Autores

  • Ada Lima Ferreira de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal http://orcid.org/0000-0003-3090-3350
  • Josué Anuar Costa de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal
  • Larissa Cândido Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i34.94441

Palavras-chave:

Práticas de Leitura e Escrita. Ciência e Tecnologia. UFRN.

Resumo

O projeto de extensão Cartas de C&T para o mundo objetivou divulgar, no Instagram, textos de graduandos em Ciências & Tecnologia da UFRN, matriculados em componentes curriculares da área de Práticas de Leitura e Escrita, sobre temas socialmente relevantes. Tem-se como resultado interações positivas na conta @cartascet em abril (55 curtidas e 7 comentários) e de julho a setembro de 2021 (38 curtidas e 3 comentários), primeiro período em que o projeto esteve ativo, e de abril a outubro de 2023 (quase 300 contas alcançadas), quando o perfil esteve reativado. Entende-se, com base na interação dos internautas com a conta, não só pela quantidade mas principalmente pelo teor dos comentários, que o projeto tem contribuído com a reflexão, dentro e fora da universidade, sobre leitura, escrita e C&T.

Biografia do Autor

Ada Lima Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal

Professora de magistério superior na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde leciona componentes curriculares da área de Práticas de Leitura e Escrita. Doutora em Estudos da Linguagem. Pesquisadora em Linguística Cognitiva, com foco em aspectos da escrita acadêmica e na relação entre linguagem, cognição e emoção.

Josué Anuar Costa de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal

Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Larissa Cândido Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal

Graduanda em Farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

MARQUES, R. G. O impacto dos novos letramentos na identidade dos alunos na cultura digital. In: KERSCH, D. F.; TINOCO, G. A.; MARQUES, R. G.; FERNANDES, V. A. (org.). Letramento na, para e além da escola. Campinas: Pontes Editores, 2020.

PEREIRA, L. N. G.; BARTELMEBS, R. C. Laboratório de Ensino: possibilidades para repensar a extensão universitária na educação em ciências. Revista Extensão em Foco, Palotina, n.31, p. 151-168, ago./dez. 2023.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Sousa, A. L. F. de, Medeiros, J. A. C. de, & Silva, L. C. G. da. (2024). Cartas de C&T para o mundo: quando as vozes dos estudantes vão para além dos muros da universidade. Extensão Em Foco, (34), 45–54. https://doi.org/10.5380/ef.v0i34.94441

Edição

Seção

Relato de Experiência