Programa DiverPet: como associar o isolamento social na pandemia de COVID-19 com as atividades extensionistas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.89350

Palavras-chave:

Redes sociais, Meio ambiente, Saúde, Cães, Gatos.

Resumo

Os animais de companhia estão inseridos na rotina do homem, os cuidados com a saúde e bem-estar de cães e gatos devem ser praticados, associado com a prática da sustentabilidade em prol da saúde ambiental. O objetivo é relatar a utilização das redes sociais como métodos alternativos para a realização de atividades extensionistas durante a pandemia de COVID-19, apontando o alcance das publicações, público-alvo atingido, conteúdos com maiores engajamentos e as principais dificuldades encontradas. Na metodologia adotaram-se as produções e publicações semanais de postagens em formatos de fotos e vídeos tutoriais, prosseguindo com as praticadas nas ações presenciais com a divulgação a comunidade sobre os conceitos sobre saúde de pets. Os resultados foram obtidos pela análise dos dados coletados a cada sete dias pós-publicação e pela ferramenta “Insights” das plataformas, obtendo o número de seguidores/curtidas, perfil do público, principais localizações, alcance das publicações e interações com o conteúdo (reações/curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos). Destacou-se o Instagram® com 8.268 em comparação com o Facebook® que atingiu 4.920 de alcance, demonstrando que as redes sociais foram eficazes para a execução de atividades remotas. Conclui-se que as utilizações das redes sociais foram benéficas para a manutenção das ações extensionistas do Programa, visto que ampliou quantitativa e geograficamente o alcance da comunidade. O uso das plataformas sociais como ferramentas para a prática da extensão universitária associado às ações presenciais proporcionou um impulso e contribuirá para o fortalecimento de vínculos na interação da instituição federal de ensino superior com a comunidade.

Biografia do Autor

Clara Beatriz Silva, Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Discente bolsista do curso de medicina veterinária.

Karla Rafaela Miranda, Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Discente do curso de medicina veterinária.

Édina de Oliveira, Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Discente do curso de medicina veterinária.

Mirela Dobrotnick, Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Discente do curso de medicina veterinária.

Ana Letícia Baggenstoss, Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Discente do curso de medicina veterinária.

Hariany Branco Ferreira da Silva, Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Discente do curso de medicina veterinária.

Maria Giovanna de Araújo Menezes, Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Discente do curso de medicina veterinária.

André Luis Fachini de Souza, Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Docente do Curso de Medicina Veterinária. Área: Bioquímica Veterinária

Eunice Akemi Kitamura, Instituto Federal Catarinense (IFC), Câmpus Araquari, Santa Catarina, Brasil.

Docente do Curso de Medicina Veterinária e Coordenadora do Programa DiverPet. Área: Clínica Médica de Pequenos Animais; Toxicologia Veterinária.

Referências

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Silva, C. B., Miranda, K. R., de Oliveira, Édina, Dobrotnick, M., Baggenstoss, A. L., Branco Ferreira da Silva, H., … Kitamura, E. A. (2023). Programa DiverPet: como associar o isolamento social na pandemia de COVID-19 com as atividades extensionistas. Extensão Em Foco, (31), 208–227. https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.89350

Edição

Seção

Relato de Experiência