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O uso do Instagram para a Promoção da Saúde: Uma Contribuição da Extensão Universitária

Lucas Daniel Cibolli Roso, Sabrina Ranielly Félix Nunes, Ludmilla Roberta de Lima, Angélica Dumont Cunha, Gabriela Fernanda Ferreira, Magnania Cristiane Pereira da Costa, Maria Letícia Costa Reis, Fernanda Fraga Campos

Resumo


O objetivo deste trabalho foi mostrar o uso do Instagram como ferramenta para promover a extensão universitária no contexto da pandemia da Covid-19. O trabalho foi conduzido de forma remota com reuniões pelo Google Meet e WhatsApp. O público-alvo foram os profissionais, professores e estudantes da área da saúde e população geral. Foram realizadas duas postagens semanais na forma de folders ou vídeos e duas lives no período de um ano. A conta do projeto na rede Instagram, após um ano, possuía 353 seguidores e 2.003 engajamentos. Foram realizadas 106 publicações, entre estas 80,2% (85) folders digitais e 19,8% (21) vídeos. O principal tema dos folders foi Covid-19, seguido por microrganismos e higiene das mãos. O tema Covid-19 passou a ser o foco das publicações devido ao contexto da pandemia. No Dia Mundial de Higienização das Mãos foi postado um vídeo  sobre higienização simples das mãos. Devido à promoção desta postagem, ela teve 60 engajamentos e alcance de 32.720 perfis. De acordo com as estimativas do Instagram, o público do projeto apresenta em sua maioria mulheres 63,4% (224), de 25 a 34 anos, 35,8% (126) e residentes no Brasil 99,3% (351). A rede social Instagram pode estar integrada à extensão universitária auxiliando na disseminação de informações de forma confiável e levando conhecimento básico e técnico para o seu público. Para aumentar o engajamento e alcance das publicações seria interessante investimentos em recursos financeiros para promover os conteúdos.


Palavras-chave


Rede Social. Educação em Saúde. Profissionais de Saúde. COVID-19.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.87701