O uso do Instagram para a Promoção da Saúde: Uma Contribuição da Extensão Universitária
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.87701Palavras-chave:
Rede Social. Educação em Saúde. Profissionais de Saúde. COVID-19.Resumo
O objetivo deste trabalho foi mostrar o uso do Instagram como ferramenta para promover a extensão universitária no contexto da pandemia da Covid-19. O trabalho foi conduzido de forma remota com reuniões pelo Google Meet e WhatsApp. O público-alvo foram os profissionais, professores e estudantes da área da saúde e população geral. Foram realizadas duas postagens semanais na forma de folders ou vídeos e duas lives no período de um ano. A conta do projeto na rede Instagram, após um ano, possuía 353 seguidores e 2.003 engajamentos. Foram realizadas 106 publicações, entre estas 80,2% (85) folders digitais e 19,8% (21) vídeos. O principal tema dos folders foi Covid-19, seguido por microrganismos e higiene das mãos. O tema Covid-19 passou a ser o foco das publicações devido ao contexto da pandemia. No Dia Mundial de Higienização das Mãos foi postado um vídeo sobre higienização simples das mãos. Devido à promoção desta postagem, ela teve 60 engajamentos e alcance de 32.720 perfis. De acordo com as estimativas do Instagram, o público do projeto apresenta em sua maioria mulheres 63,4% (224), de 25 a 34 anos, 35,8% (126) e residentes no Brasil 99,3% (351). A rede social Instagram pode estar integrada à extensão universitária auxiliando na disseminação de informações de forma confiável e levando conhecimento básico e técnico para o seu público. Para aumentar o engajamento e alcance das publicações seria interessante investimentos em recursos financeiros para promover os conteúdos.
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