O uso do Instagram para a Promoção da Saúde: Uma Contribuição da Extensão Universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.87701

Palavras-chave:

Rede Social. Educação em Saúde. Profissionais de Saúde. COVID-19.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi mostrar o uso do Instagram como ferramenta para promover a extensão universitária no contexto da pandemia da Covid-19. O trabalho foi conduzido de forma remota com reuniões pelo Google Meet e WhatsApp. O público-alvo foram os profissionais, professores e estudantes da área da saúde e população geral. Foram realizadas duas postagens semanais na forma de folders ou vídeos e duas lives no período de um ano. A conta do projeto na rede Instagram, após um ano, possuía 353 seguidores e 2.003 engajamentos. Foram realizadas 106 publicações, entre estas 80,2% (85) folders digitais e 19,8% (21) vídeos. O principal tema dos folders foi Covid-19, seguido por microrganismos e higiene das mãos. O tema Covid-19 passou a ser o foco das publicações devido ao contexto da pandemia. No Dia Mundial de Higienização das Mãos foi postado um vídeo  sobre higienização simples das mãos. Devido à promoção desta postagem, ela teve 60 engajamentos e alcance de 32.720 perfis. De acordo com as estimativas do Instagram, o público do projeto apresenta em sua maioria mulheres 63,4% (224), de 25 a 34 anos, 35,8% (126) e residentes no Brasil 99,3% (351). A rede social Instagram pode estar integrada à extensão universitária auxiliando na disseminação de informações de forma confiável e levando conhecimento básico e técnico para o seu público. Para aumentar o engajamento e alcance das publicações seria interessante investimentos em recursos financeiros para promover os conteúdos.

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Biografia do Autor

Lucas Daniel Cibolli Roso, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Discente da Faculdade de Medicina

Sabrina Ranielly Félix Nunes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Discente da Faculdade de Medicina

Ludmilla Roberta de Lima, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Discente da Faculdade de Medicina.

Angélica Dumont Cunha, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Discente da faculdade de Medicina

Gabriela Fernanda Ferreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Discente da Faculdade de Medicina

Magnania Cristiane Pereira da Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Doutora, Docente da Faculdade de Medicina, Campus JK, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Maria Letícia Costa Reis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Doutora, Docente da Faculdade de Medicina, Campus JK, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Fernanda Fraga Campos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Doutora, Docente da Faculdade de Medicina, Campus JK, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2023-01-24

Como Citar

Roso, L. D. C., Nunes, S. R. F., Lima, L. R. de, Cunha, A. D., Ferreira, G. F., Costa, M. C. P. da, … Campos, F. F. (2023). O uso do Instagram para a Promoção da Saúde: Uma Contribuição da Extensão Universitária. Extensão Em Foco, (30). https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.87701

Edição

Seção

Artigo Original