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Atividade de extensão universitária com adolescentes na pandemia de COVID-19: Relato de experiência

Suellen Moraes de Paula, Camila de França Guimarães, Vinícius Gabriel de Oliveira Gama, Nathalia Carolina Barreiro Marques, Ana Carolina Cardoso Gomes Marcelino, Doroteia Aparecida Höfelmann, Aline Borsato Hauser

Resumo


Durante a pandemia, as restrições relativas ao distanciamento social representaram as principais medidas para reduzir a propagação do COVID-19, com potenciais implicações sobre a rotina dos adolescentes. Objetivo: relatar a experiência do processo de adaptação de um projeto extensionista e as vivências no desenvolvimento das atividades remotas realizadas com adolescentes durante a pandemia. Métodos: Projeto de extensão envolvendo docentes e discentes de Farmácia, Nutrição e Medicina da Universidade Federal do Paraná. Através de reuniões virtuais, as etapas de planejamento, diagnóstico, intervenção e avaliação foram adequadas, adotando o uso de ferramentas online para elaboração de questionário para avaliação dos comportamentos relacionados à saúde e aplicação em adolescentes de uma escola estadual em Curitiba-PR, além de ações educativas com os participantes. Resultados: participaram do questionário 59 adolescentes, de ambos os sexos, com média de idade de 15,38 anos. Foi possível detectar o aumento do comportamento sedentário, e frequência expressiva do consumo de alimentos ultraprocessados como lanches. Nos momentos síncronos online, onde houve uma maior participação comparado à etapa anterior (n=77), resultaram em interação dialógica entre os alunos da UFPR e os adolescentes. A maioria dos adolescentes avaliou positivamente as atividades realizadas pelo projeto, e demonstrou intenção de realizar modificações nos hábitos alimentares e na redução do tempo de tela. Conclusão: Apesar das adversidades diante da suspensão das atividades presenciais, a equipe do projeto conseguiu desenvolver suas ações por meio do exercício da capacidade criativa da equipe e reinvenção de métodos, servindo de aporte de vivência para a formação humana e profissional.


Palavras-chave


Adolescentes, Pandemia, Extensão Universitária, Relato de Experiência

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.85908