Atividade de extensão universitária com adolescentes na pandemia de COVID-19: Relato de experiência
Resumo
Durante a pandemia, as restrições relativas ao distanciamento social representaram as principais medidas para reduzir a propagação do COVID-19, com potenciais implicações sobre a rotina dos adolescentes. Objetivo: relatar a experiência do processo de adaptação de um projeto extensionista e as vivências no desenvolvimento das atividades remotas realizadas com adolescentes durante a pandemia. Métodos: Projeto de extensão envolvendo docentes e discentes de Farmácia, Nutrição e Medicina da Universidade Federal do Paraná. Através de reuniões virtuais, as etapas de planejamento, diagnóstico, intervenção e avaliação foram adequadas, adotando o uso de ferramentas online para elaboração de questionário para avaliação dos comportamentos relacionados à saúde e aplicação em adolescentes de uma escola estadual em Curitiba-PR, além de ações educativas com os participantes. Resultados: participaram do questionário 59 adolescentes, de ambos os sexos, com média de idade de 15,38 anos. Foi possível detectar o aumento do comportamento sedentário, e frequência expressiva do consumo de alimentos ultraprocessados como lanches. Nos momentos síncronos online, onde houve uma maior participação comparado à etapa anterior (n=77), resultaram em interação dialógica entre os alunos da UFPR e os adolescentes. A maioria dos adolescentes avaliou positivamente as atividades realizadas pelo projeto, e demonstrou intenção de realizar modificações nos hábitos alimentares e na redução do tempo de tela. Conclusão: Apesar das adversidades diante da suspensão das atividades presenciais, a equipe do projeto conseguiu desenvolver suas ações por meio do exercício da capacidade criativa da equipe e reinvenção de métodos, servindo de aporte de vivência para a formação humana e profissional.
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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.85908