Ensino de Engenharia de Software a distância para alunos com Transtorno Espectro Autista: Relato de experiências

Autores

  • Helena Macedo
  • Sidney Lopes Sanchez Júnior
  • Fernando Tiosso

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.85523

Palavras-chave:

Educação a Distância, Engenharia de Software, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

A Engenharia de Software é uma disciplina específica dos cursos de Computação. Além da dificuldade natural ao ministrar a disciplina, especialmente durante a pandemia, a complexidade aumentou devido a necessidade das universidades ofertarem disciplinas a distância para continuarem a oferecer educação para os alunos. Uma das dificuldades é a diversidade de níveis de conhecimento e características dos alunos, como alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este artigo apresenta o relato em ministrar a disciplina de Engenharia de Software a distância para um aluno com TEA. Os resultados obtidos por observação da professora que ministrou a disciplina foram separados em dois domínios: cognitivo e socioemocional. Espera-se que este artigo possa auxiliar professores a desenvolverem seus materiais didáticos para alunos com TEA e contribuir para a comunidade científica na apresentação de oportunidades de pesquisa.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Macedo, H., Lopes Sanchez Júnior, S., & Tiosso, F. (2022). Ensino de Engenharia de Software a distância para alunos com Transtorno Espectro Autista: Relato de experiências. Extensão Em Foco, (27). https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.85523

Edição

Seção

Relato de Experiência