Tecnologia aplicada na Educação Ambiental: Estudo de caso na Escola Municipal “Coronel José Brás” em São João Nepomuceno – MG

Autores

  • Gabriela Detoni Fontes Campos Engenheira Ambiental e Sanitarista. Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Roseli Detoni Fontes Docente Educação Básica. Universidade Federal de Ouro Preto
  • Jessica Laine Mendes Bersan Bolsista do grupo de Educação Tutorial do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (GET-ESA/UFJF)/Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-0243-7703
  • Maria Helena Rodrigues Gomes Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento. Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.84439

Palavras-chave:

Extensão Universitária, meio ambiente, educação infantil,

Resumo

Este trabalho de educação ambiental foi aplicado na Escola Municipal “Coronel José Brás”, no município de São João Nepomuceno, Minas Gerais, às crianças do 1º ao 5º ano, com objetivo de alinhar o uso da tecnologia ao desenvolvimento da consciência ambiental, a partir do conhecimento autônomo nas aulas de Informática. O projeto interativo foi acompanhado pela professora regente da disciplina e teve a participação de outros professores da escola, utilizando da interdisciplinaridade para atrair a atenção das crianças e alcançar a eficácia pretendida. Os resultados foram avaliados por meio de um questionário eletrônico, que indicaram bom desempenho comparativo antes e depois do desenvolvimento do projeto em quase todos os itens considerados. Sugere-se que sejam perpetuados os trabalhos neste âmbito da educação, transcendendo as barreiras locais e dedicando-se também a problemas ambientais globais, com vista a estender o conhecimento dos alunos e estimular hábitos sustentáveis na sociedade. O projeto alcançou o objetivo esperado e acredita-se que tenha contribuído para a formação cidadã e ambientalmente responsável das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Laine Mendes Bersan, Bolsista do grupo de Educação Tutorial do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (GET-ESA/UFJF)/Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária e bolsista do Grupo de Educação Tutorial (GET-ESA/UFJF).

Referências

BRASIL. Lei Federal 9795 (1999). Brasília, DF. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 10/04/2018.

CABRAL, F. F.; RIBEIRO, I. L.; HRYCYK, M. F. Percepção Ambiental de Alunos do 6º ano de Escolas Públicas. Revista Monografias Ambientais, v. 14. Santa Maria, 2015.

COSTA, M. J. N.; RIBEIRO, J. W.; SOUSA, M. I. P.; GÓES, U. T. T.; SILVA, R. D. S. Educação Ambiental Mediada por Tecnologias Digitais: Relato de uma Formação Desenvolvida na Disciplina Informática na Educação. Fortaleza, 2015.

DALCULL, A.; BERSELLI, M. Acessibilidade no ambiente escolar: problemas e desafios baseados na observação de escolas em Santa Maria/RS. Revista Extensão em Foco. Palotina, n. 21, p. 1-17, ago./dez. 2020.

JACOBI, Pedro. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 118. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834>. Acesso em: 14/02/2018.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Agenda 21 Brasileira. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21 brasileira>. Acesso em: 01/08/2018.

NARCIZO, K. R. S. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Revista eletrônica Mestr. Educ. Ambient, v. 22, 2009. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2807/1583>. Acesso em: 09/08/2018.

PASSOS, P. N. C.; A Conferência de Estocolmo como ponto de partida para a proteção internacional do meio ambiente. Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, Vol. 6, 2009. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/18-19-1-pb.pdf>. Acesso em: 01/08/2018.

REIS, L. C. L.; SEMÊDO, L. T. A. S.; GOMES, R. C.. Conscientização Ambiental: da Educação Formal a Não Formal. Revista Fluminense de Extensão Universitária, Vassouras, v.2, n. 1, p. 47-60, jan/jun., 2012. Disponível em: <http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RFEU/article/view/442/312>. Acesso em 09/08/2018.

MATTEI, Claudinéia. O Prazer de Aprender com a Informática na Educação Infantil. Instituto Catarinense de Pós-Graduação, Santa Catarina, 2011. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/novembro2011/pedagogia_artigos/ain formedinf.pdf>. Acesso em: 16/02/2018.

Downloads

Publicado

2023-01-24

Como Citar

Fontes Campos, G. D., Fontes, R. D., Mendes Bersan, J. L., & Gomes, M. H. R. (2023). Tecnologia aplicada na Educação Ambiental: Estudo de caso na Escola Municipal “Coronel José Brás” em São João Nepomuceno – MG. Extensão Em Foco, (30). https://doi.org/10.5380/ef.v0i30.84439

Edição

Seção

Relato de Experiência