Horto de plantas medicinais: modelo didático como contribuição na extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.83307

Palavras-chave:

Interação dialógica, espaço didático, popularização da ciência.

Resumo

RESUMO

 

As atividades com plantas medicinais colaboram com o papel transformador da extensão proposto pelas universidades públicas, tornando-as um instrumento de mudança profissional e social. Os projetos de extensão com plantas medicinais do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) contam com uma importante área para o cultivo de plantas, o Horto botânico. É um espaço didático que tem forte atuação há 25 anos (desde 2010) e abriga uma coleção diversificada com mais de 85 espécies vegetais nativas e exóticas. O horto é um local de 495 m2 com outras estruturas de apoio que configura espaço adequado para ações educativas, além de conservar o germoplasma e fornecer material de propagação no preparo de mudas. O Horto botânico recebe visitas guiadas de pessoas ou de grupos de várias regiões do Estado do Paraná, atendendo diferentes públicos que compreendem desde crianças até idosos, profissionais da saúde, além de funcionários terceirizados, técnicos, discentes e docentes da própria Universidade. Além da finalidade de extensão, o Horto apoia as atividades práticas de disciplinas e fortalece a pesquisa. Muitos projetos científicos das áreas da biologia, ciências agronômicas e biotecnologia na graduação e/ou pós-graduação são desenvolvidos utilizando a sua estrutura e biomassa e, portanto, configura-se como um espaço-ciência. Desta forma, o Horto associado as ações extensionistas com plantas medicinais têm papel essencial no intercâmbio de informações com a comunidade local regatando o saber popular, na conservação de espécies e na formação dos acadêmicos.

 

Palavras-chave: Interação dialógica. Espaço didático. Popularização da ciência.

Biografia do Autor

Roberta Paulert, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná

Departamento de Ciências Agronômicas. Doutora em Bioquímica e Biotecnologia Vegetal

Carina Kozera, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná

Departamento de Biodiversidade. Doutora em Engenharia Florestal 

Patricia da Costa Zonetti, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná

Departamento de Ciências Agronômicas. Doutora em Agronomia

Suzana Stefanello, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, Paraná

Departamento de Biodiversidade. Doutora em Genética e Melhoramento

Fernanda Cristina Araujo, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Nova Mutum, Mato Grosso

Doutora em Engenharia Agrícola

Bruno Scaravonato de Oliveira, VetCampo Agropecuária, Palotina, Paraná

Médico veterinário. VetCampo Agropecuária, Palotina, Paraná

Gabriel Nardi, C.Vale - Cooperativa Agroindustrial, Palotina, Paraná

Engenheiro agrônomo

Bettina Monika Ruppelt, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro

Doutora em Química de Produtos Naturais.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Paulert, R., Kozera, C., Zonetti, P. da C., Stefanello, S., Araujo, F. C., de Oliveira, B. S., … Ruppelt, B. M. (2022). Horto de plantas medicinais: modelo didático como contribuição na extensão universitária. Extensão Em Foco, (27). https://doi.org/10.5380/ef.v0i27.83307

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Artigo Original